sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Centro para deficientes visuais completa 15 anos

Centro para deficientes visuais completa 15 anos

Matéria publicada em 25 de agosto de 2018, 08:00 horas

 


Barra Mansa – Centro Educacional Vereador Carlos Campbell, unidade escolar especializada no atendimento pedagógico de deficientes visuais (baixa visão e cegos) em Barra Mansa realizou na quinta-feira, dia 23, uma celebração em homenagem aos seus 15 anos. Inaugurado em agosto de 2003, a unidade municipal atende atualmente 47 alunos desde a estimulação precoce para bebês, atendimento educacional especializado para pessoas em idade escolar e reabilitação de adultos que perderam a visão. O serviço é oferecido pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Especial.
Estiveram presentes a vice-prefeita Fátima Lima; a coordenadora de Educação Especial, Sônia Coutinho; a diretora da unidade, Rafaela Cruz, além de professores, alunos e ex-funcionários. Durante a festa, foram entregues certificados de agradecimento a diversos funcionários pelos serviços prestados.
A vice-prefeita era secretária de Educação na época em que o Centro Educacional foi implantado no município.
-Com o empenho da Sônia Coutinho que já se destacava em favor da Educação Especial nós conseguimos implantar essa unidade que se tornou referência para o município como a única com este tipo de serviço. É muito bom estar aqui hoje colhendo os frutos desse trabalho árduo, mas prazeroso. Melhor ainda saber que através daqui as pessoas deficientes estão reescrevendo suas histórias com a consciência de que a deficiência não é impedimento quando se tem um grupo coeso em prol de um bem maior – afirmou.
A coordenadora de Educação Especial e diretora do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Sônia Coutinho, demonstrou sua gratidão com todos os apoiadores.
-É uma grande satisfação estar aqui hoje comemorando esses 15 anos. Agradeço a todos que nos apoiam e ao prefeito Rodrigo Drable que com empenho e determinação tem mantido essa unidade que transforma a vida de tantas pessoas – ressaltou.
A diretora da unidade, Rafaela Cruz, explicou que o Centro Educacional Vereador Carlos Campbell, realiza atendimento especializado às pessoas com deficiência visual.
-Nossos objetivos principais são a educação, a reabilitação e a inserção social destes cidadãos com baixa visão ou cegos. Para isso contamos com uma equipe de profissionais especializados na área – explicou.
Um dos ex-alunos da unidade que tem se destacado bastante na sociedade é o auxiliar administrativo Maicon Damasceno. Com baixa visão desde a infância, ele sempre estudou no Centro Educacional, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Aos 25 anos perdeu a visão, mas o apoio encontrado nos profissionais e colegas da unidade o fez continuar. Hoje, está terminando a faculdade de Pedagogia e é funcionário público de carreira há quase oito anos.
-O Centro Educacional foi um diferencial na minha vida familiar, escolar e profissional. Só tenho que agradecer por existir essas pessoas que sempre me incentivaram e deram força para continuar na luta – declarou.

Inaugurado em agosto de 2003, a unidade municipal atende atualmente 47 alunos
Credito: (Chico de Assis)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Um dos melhores padres que eu conheci foi o Frei Anselmo Fracasso, que mesmo sendo cego era guiado pela Mão de Deus e estava cheio do Espírito Santo!
    No ambiente em que vivemos, as pessoas que nos cercam e as circunstâncias que nos envolvem podem dificultar, mas jamais impedir o crescimento da virtude, a realização de um ideal na consquista do bem. Quem está realmente decidido a lutar e vencer, nada e ninguém pode impedi-lo. Damos demasiada importância ao que os outros pensam e falam a nosso respeito. Com isso nos prendemos a inúmeras coisas banais e medíocres que nos impedem de ser o que queremos e de realizar o que almejamos.
    Parabéns ao Centro Educacional Vereador Carlos Campbell!

Untitled Document