Cerca de 30 mil pessoas são imunizadas contra a febre amarela em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa

Em três dias da ação de enfretamento ostensivo à febre amarela, a secretaria de saúde do município, mais de 30 mil doses de vacinas foram aplicadas. Para atender a demanda, a Secretaria Estadual de Saúde enviou ao município mais 30 mil doses da vacina. Outras 50 mil doses são esperadas. A meta é imunizar em dose única 120 mil pessoas.
– Queremos atingir 100% da nossa meta e deixar Barra Mansa livre de riscos de febre amarela. Para isto, é importante que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho. Além dos distritos, a vacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde do município, entre 8 e 17 horas. Nas Sirenes da Boa Sorte, Vila Nova e 9 de Abril, o serviço acontece até às 20 horas. Para atender quem trabalha durante o dia a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fez na segunda(15), a vacinação de 17 horas até a meia noite. Com o aumento da procura, a vacinação foi transferida para o térreo do Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral, no mesmo horário. Moradores de outros municípios que estão em Barra Mansa por férias ou outros motivos também estão sendo imunizados.

Bloqueio Vacinal

Durante toda a semana seguem as ações da barreira epidemiológica criada no distrito de Nossa Senhora do Amparo, local que faz divisa coma cidade de Valença, onde foram registrados óbitos pela doença. Numa operação conjunta das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e a Guarda Municipal, motoristas que trafegam pela RJ 153 – Rodovia Gecy Vieira Gonçalves, estrada que liga Amparo a Valença, estão sendo abordados, informados acerca dos riscos da febre amarela e encaminhados à Unidade de Saúde local.

Nova Santa Casa e UPA farão vacinação em Resende

Em Resende, a Nova Santa Casa e UPA entraram na briga contra a Febre Amarela. A pedido da prefeitura, as duas unidades passam a integrar o grupo de pontos de imunização, ao lado dos 32 Postos de Saúde da Família. Só nos dois primeiros dias desta semana, mais de 12 mil pessoas foram vacinadas na cidade.
Para melhor atender ao público que trabalha durante o dia, o Centro de Imunização, Posto do Estado, passou a atender de segunda a sexta, das 7h30 às 19 h, e nos sábados das 7h30 às 17 h. As demais unidades Básicas de Saúde também seguem a todo vapor, vacinando das 13 às 16h30. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Cidade Alegria, aplica doses contra o vírus das 8 às 12 h, todos os dias. E, a partir da próxima segunda (20), a Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende também passa a vacinar, das 8 às 17 h.

Mortes pela doença

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite da última segunda (15), mais dois casos de febre amarela em humanos no Estado em 2018. Dois moradores de Valença, no Sul Fluminense morreram após contraírem a doença. O resultado foi confirmado após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz. Assim, já são quatro casos da doença no estado em 2018, até o momento: três em Valença, sendo duas mortes, e mais um óbito em Teresópolis.

Valença

Em Valença, até hoje (17), 23.054 pessoas tinham sido imunizadas contra a febre amarela, nos mutirões de vacinações do ultimo final de semana. Além da vacinação na área urbana, os moradores das áreas rurais também receberam a vacina. A área foi toda coberta, porém os agentes de saúde vão fazer uma varredura nas casas e fazendas da área rural para certificar que todos realmente tomaram a vacina. No Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi estão internados 15 pessoas com suspeita da doença. Os pacientes estão na enfermaria, em estado de averiguação.

You may also like

1 comment

Ursula 18 de janeiro de 2018, 20:08h - 20:08

A vacinação noturna na prefeitura foi uma excelente iniciativa. Apesar de as filas estarem grandes o atendimento não demorou muito devido a organização do serviço! Ajudou muito pra quem trabalha durante o dia e não tinha comk ir durante o dia!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996