sexta-feira, 20 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Chamada Escolar começa a partir de setembro em Volta Redonda

Chamada Escolar começa a partir de setembro em Volta Redonda

Matéria publicada em 22 de agosto de 2019, 13:51 horas

 


Inscrição para vagas na Educação Infantil e EJA ficam abertas entre os dias 02 e 30 do próximo mês
(Foto: Geraldo Gonçalves – Secom PMVR)

Volta Redonda- O município abre a Chamada Escolar 2020 para a Educação Infantil (creches e pré-escola) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em setembro. As inscrições devem ser feitas entre os dias 02 e 30 na escola mais próxima da residência. Para creche ou pré-escola, o cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis, munidos dos documentos exigidos.
No momento da inscrição para Educação Infantil, devem ser apresentados a Certidão de Nascimento original do candidato; comprovante de residência; comprovante de trabalho, caso das vagas para creche; número do NIS (Número de Identificação Social); e comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou declaração de beneficiário expedida pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac).

As vagas para creches podem ser preenchidas por crianças nascidas entre 1º de abril e 2016 e 30 de novembro de 2019; a pré-escola é voltada para os nascidos entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2016. Os critérios para a distribuição das vagas seguem a seguinte classificação: ser morador de Volta Redonda, ser inscrito no CadÚnico (NIS), estar inserido no Bolsa Família, além de levar em consideração a idade, o mais velho tem preferência, e a renda familiar. Também tem prioridade na matrícula o candidato com deficiência comprovada por diagnóstico médico, conforme previsto por Lei.

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, esclarece que as inscrições da Chamada Escolar são gratuitas e o conselho é para que o cadastro seja feito na unidade mais próxima de casa.
– Caso não haja vagas para todos os inscritos, são utilizados os critérios de classificação e o candidato pode ser encaminhado para outra escola na mesma região -explicou, acrescentando que “A Chamada Escolar é a forma mais justa para garantir uma vaga para o ano letivo seguinte”.

No caso dos jovens e adultos, a inscrição pode ser feita a partir dos 15 anos. Os documentos necessários são o original da Certidão de Nascimento do candidato ou Carteira de Identidade; comprovante de residência; e declaração ou comprovante de trabalho. O aluno com idade superior a 18 anos pode fazer o próprio cadastro e no caso de menores de idade o responsável legal deve fazer a inscrição.

Para divulgar a Chamada Escolar 2020 e discutir os critérios de classificação para o preenchimento das vagas foi realizada uma reunião na tarde de terça-feira (20), no Auditório da secretaria de Educação. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, entre elas a secretária municipal de Educação, Rita Andrade; o porta-voz da prefeitura Adriano Lizarelli; o promotor de Justiça Leonardo Kataoka; além de representantes das unidades escolares, do Conselho Comunitário Escolar e das Associações de Moradores.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document