Casa desaba e outras 15 são interditadas em Itatiaia; carro fica soterrado

by Diário do Vale
IMG-20160115-WA0002

Rua 3, bairro Jardim Itatiaia (Foto: Enviada pelo WhatsApp)

Itatiaia –A chuva que atingiu a região no início da noite de quinta-feira (14), provocou o desabamento de uma casa e a interdição de outras 15 no bairro Vila Niterói, em Itatiaia. Entre as consequências da tempestade estão: deslizamentos de terra, queda de árvores e postes de energia elétrica, e ruas alagadas na área central da cidade e também no bairro de Penedo, o que causou a perda de móveis e até alimentos em algumas casas atingidas. A Defesa Civil atendeu mais de 10 chamados. Apesar do número de ocorrências, ninguém ficou ferido.
A casa que desabou ficava na Rua Otacílio José de Souza, e na queda acabou soterrando o carro da família que morava no imóvel. Eles conseguiram sair antes do desabamento e estão na casa de parentes em Resende. Na mesma rua, um poste tombou sobre os fios da rede elétrica. A Ampla – concessionária responsável pelo fornecimento de energia – foi acionada e na manhã desta sexta-feira (15) já havia resolvido o problema.

(Foto: Renato Sitta)

Casa que desabou ficava na Rua Otacílio José de Souza, e na queda acabou soterrando o carro da família que morava no imóvel (Foto: Renato Sitta)

Além da família que perdeu a casa no desabamento, os outros moradores que tiveram seus imóveis interditados foram levados para a casa de familiares.
O estudante Kaio Reis contou que a água atingiu a casa dele e deixou estragos.
– Perdemos o rack da sala e alguns alimentos. Nossa casa ficou alagada, moro há 15 anos no bairro e isso nunca tinha acontecido. A perda não chegou a ser maior, pois conseguimos levantar o restante dos móveis e eletrodomésticos – comentou.
E se a casa de Kaio, que fica na parte superior do terreno já foi atingida pela água, o tio dele que mora embaixo teve mais prejuízos como infiltração nas paredes dos cômodos e piso, que acabou estragando.
– Eu estava trabalhando na hora da chuva, quando cheguei em casa me deparei com o meu quintal todo alagado. Como a minha residência fica na parte de baixo do terreno, perto do córrego, a água invadiu, danificou meus móveis, minha compra do mês ficou toda molhada e minhas galinhas morreram afogadas. Meu filho estava em casa e conseguiu salvar os cachorros – disse o morador Alexandro Mendes da Silva, que contou que a água chegou a aproximadamente 1,40 m.

Bairros mais atingidos

Segundo o levantamento divulgado pela Defesa Civil, na área central, os bairros mais prejudicados pela chuva foram o Centro, Vila Niterói e Vila Esperança, onde foram registrados deslizamentos de terra. Por causa do forte volume de água das chuvas, o trânsito ficou prejudicado em alguns pontos da cidade e os condutores tiveram o auxílio da Guarda Municipal.
– A Defesa Civil está em alerta para atender todo o município nas chuvas deste período. Estamos focados em proteger a vida dos moradores, por isso pedimos a ajuda da população para que nos avisem em caso de alagamentos, queda de encostas e de rede elétrica – disse o diretor da Defesa Civil, Renato Henriques.
A orientação da Defesa Civil é que os moradores priorizem a vida, evitando tentar salvar objetos ou bens materiais, e que em casos de alagamentos ou deslizamentos, devem sair imediatamente do local, mas de preferência ter em mãos a documentação pessoal. E depois se abrigar na casa de parentes ou amigos.
Na manhã desta sexta, equipes da Secretaria Municipal de Obras realizaram a limpeza de vias e áreas onde ocorreram deslizamentos, além de fazerem a retirada de árvores caídas, que interrompiam o trânsito. Nas áreas onde os deslizamentos representam maior risco, a secretaria enviará uma equipe de geólogos e engenheiros para fiscalizar o local e definir as estratégias a serem tomadas.
– Estamos emprenhados para limpar a cidade e aliviar os transtornos causados pelas chuvas – frisou o secretário de Obras, Dejair de Aguiar.

Assistência Social inicia
cadastro de desalojados

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação de Itatiaia enviou equipes aos bairros Vila Niterói e Penedo para cadastrar as famílias desalojadas, para atender as necessidades imediatas dessas pessoas. Segundo o secretário, Ebison Diettrich, o objetivo é ajudar as famílias.
– Nosso objetivo é ajudar e encontrar formas de minimizar os problemas de quem perdeu sua casa até que consigam voltar à rotina. Nossa prioridade agora é verificar se além da Vila Niterói, existem mais famílias nessa situação e que tipo de serviço precisam – salientou.
Em Penedo as principais avenidas ficaram alagadas. O Rio das Pedras transbordou, alagando as ruas centrais do bairro. Também foram registrados deslizamentos de terra na África I e Jambeiro II e a queda de uma árvore sobre a rede elétrica.

(Foto: Renato Sitta)

Sujeira: Na manhã desta sexta-feira era possível ver o estrago que a chuva causou em Penedo (Foto: Renato Sitta)

O comerciante Jessé Teixeira acredita que o transtorno da chuva no bairro é devido à invasão das pousadas e casas residenciais no espaço do rio, que de acordo com ele possuía 12m, agora tem 4m, dificultando o escoamento da água e causando alagamentos. Ele relatou ainda que com a chuva de quinta perdeu objetos de sua loja.
– Pousadas e casas invadiram o espaço do rio, estreitando de 12 metros para em alguns lugares 4 metros. A água não tem para onde ir e causa alagamentos. Eu perdi alguns objetos da minha loja neste temporal, mas não chegam a 20%, porém conheço comerciantes do ramo de tecidos e alimentação que ficaram mais prejudicados. Além disso, isso afeta a imagem de Penedo, o que pode causar a diminuição do fluxo de turistas, ainda mais neste período de férias e Carnaval, quando recebe bastante turistas da região e de fora – opinou, acrescentando que os alagamentos são recorrentes.
– Não adianta asfaltar as ruas porque os alagamentos são recorrentes. Sempre que a chuva vem, destrói tudo. Se não tomar as providências, não adianta. Esse alagamento aconteceu no melhor período para os comerciantes de Penedo – finalizou.
Na região de Visconde de Mauá, não houve ocorrência de deslizamentos. Algumas áreas tiveram pontos de alagamentos, mas sem gravidade, de acordo com a prefeitura. Um caminhão perdeu a direção e caiu de uma ponte num local conhecido como Vale do Pavão, no entanto não houve feridos. Nas Vilas de Maringá e Maromba a administração pública disse que está dando todo o suporte aos moradores atingidos pelas chuvas.

(Foto: Enviada pelo WhatsApp)

(Foto: Enviada pelo WhatsApp)

(Foto: Enviada pelo WhatsApp)

(Foto: Enviada pelo WhatsApp)

Penedo

No bairro Marechal Jardim, um veículo ficou soterrado após um deslizamento de terra. O Rio das Pedras transbordou e causou alagamentos de várias ruas da região central e bairro Formigueiro. As avenidas Brasil e das Mangueiras também ficaram inundadas.

12540266_602693729881990_318458640_n

Um das principais ruas de Penedo ficou inundada com a chuva
(Foto: Enviada pelo facebook)

( Leia mais: Resende registra 23 ocorrências por conta das últimas fortes chuvas)

(Leia mais: Paraíba transborda e ruas são interditadas em Volta Redonda; Defesa Civil em alerta em Barra Mansa)

 

You may also like

2 comments

ZEZE 15 de janeiro de 2016, 22:46h - 22:46

Essa não é casa e sim barraco, e pior, construida na beira de um precipício. A prefeitura de Itatiaia não podia deixar essas construções nessas áreas de risco. Os impostos recolhidos desses moradores se é que pagam não compensa os gastos nas épocas de chuvas.

Em VR e BM os prefeitos deviam multiplicar por 10 o IPTU dos invasores do meu querido Rio Paraíba do Sul, se não pagarem, que desaproprie.

Cristina Indignada 15 de janeiro de 2016, 12:57h - 12:57

Santo Deus! Quantas famílias mais precisam sofrer com as chuvas de verão até que nossos governantes acordem para a importância e urgência em se realizar obras de escoamento de águas pluviais??? Mas pras Olimpíadas tem, não é mesmo? Ah, me esqueci… Se tratar das necessidades da população, não sobra pra roubar não é mesmo?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996