Chuva dá trégua, mas Mangaratiba segue em alerta

by Diário do Vale
mangaratiba

Agentes da Defesa Civil trabalham na retirada de árvore na Escola Municipal Diogo Martins
(Foto: Divulgação/Defesa Civil/Prefeitura Municipal de Mangaratiba)

Mangaratiba – Foram mais de 350 mm de chuva nas últimas 96 horas. Com a trégua entre terça-feira (15) e quarta (16), as equipes da Prefeitura de Mangaratiba puderam avaliar os estragos e trabalhar para resolver os transtornos ainda pendentes. A Defesa Civil registrou 44 ocorrências até as 8h de quarta-feira e segue o atendimento às emergências com três equipes. As secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Assistência Social e Saúde também trabalham, tanto na prevenção quanto no atendimento às demandas. A previsão é de tempo nublado e com possibilidade de chuvas isoladas.

Equipes de Serviços Públicos fazem um mutirão na Praia do Saco, região mais castigada pela chuva, com diversas ruas alagadas. Seis caminhões e duas retroescavadeiras atuam na remoção de árvores e entulhos e na limpeza de rios e córregos. O objetivo é desobstruir as áreas mais críticas para evitar novos alagamentos. Além da Praia do Saco, a Secretaria de Serviços Públicos também atua com duas equipes em Muriqui e uma em Itacuruçá.

De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, Antônio Carlos Aniceto, o distrito de Itacuruçá também tem um ponto considerado grave. Os agentes da Prefeitura fizeram quatro interdições próximo ao Centro Cultural Ferroviário e mantêm a área sob vigilância devido à declividade do local, onde houve a queda de uma árvore sobre duas residências.

Em Nova Mangaratiba, a Prefeitura também trabalha na retirada de uma árvore que desabou no muro traseiro da Escola Municipal Diogo Martins. Ainda na região do primeiro distrito, a Defesa Civil desobstrui uma área próxima ao Cemitério Municipal.

Mobilização conjunta

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon) iniciado na segunda-feira (14) continua em vigor. O objetivo é mobilizar toda a Prefeitura no atendimento às demandas que surgiram desde o final de semana e que ainda podem surgir. O solo do município ainda está encharcado e as encostas permanecem sob risco.

O Placon para Mangaratiba estabelece diversos procedimentos a serem adotados na resposta a emergências e desastres, como os do final de semana. O documento recomenda e padroniza a partir da adesão dos órgãos municipais aos aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta. Também inclui ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes.

Orientações

Os telefones de emergência são 199 e 2780-4635. A Defesa Civil pede que os cidadãos fiquem atentos a qualquer movimentação no solo, solicita que se cubram com plástico rachaduras e que se elas mudarem de tamanho ou aparência que as pessoas abandonem o local. Aos moradores das áreas de risco ou que habitem construções em encostas ou muito próximas de árvores de grande porte: informem-se sobre potenciais riscos com os agentes públicos.

No domingo, a Secretaria de Comunicação Social desmentiu um boato de que uma pedra enorme havia se desprendido em uma localidade em Junqueira. Imagens falsas atribuíam a Mangaratiba um caso que, na verdade, aconteceu em Petrópolis. As fotografias circularam pelas redes sociais. A Prefeitura pede para que os cidadãos acompanhem o Facebook Oficial para informações oficiais.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996