Cidades da região promovem ‘Dia D’ da vacinação contra H1N1

by Diário do Vale
Campanha: Imunização contra a gripe Influenza pode ser feita em postos de saúde de todo o país (Foto: Fotos Públicas)

Campanha: Imunização contra a gripe Influenza pode ser feita em postos de saúde de todo o país
(Foto: Fotos Públicas)

Sul Fluminense – Unidades de saúde de toda a região estarão abertas neste sábado (30), das 8h às 17h, para o Dia D de vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1). A expectativa é vacinar idosos com mais de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde, puérpera, doentes crônicos e população privada de liberdade. Gestantes, pacientes renais crônicos e crianças menores de cinco anos de idade, que já estava sendo imunizados na maior parte dos municípios, também poderão se vacinar.

Para receber as doses as secretarias municipais de Saúde é preciso que as pessoas compareceram às unidades portando documentos de identificação com foto; as puérperas deverão apresentar a certidão de nascimento do filho; já o doente crônico é solicitada declaração atualizada do diagnóstico de doença crônica; e os profissionais de saúde, devem apresentar comprovante de atuação na área de saúde.

Em Volta Redonda, onde foram notificados 77 casos de H1N1 e seis confirmados, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, até o final desta campanha, que encerra dia 20 de maio, todo o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, estimado em 62 mil moradores do município.

Desde o início da campanha, dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde estimam que foram aplicadas, até ontem, 18.500 doses de vacina contra H1N1. Estes números são, no entanto, atualizados constantemente no Sistema do Programa Nacional de Imunização. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Em Volta Redonda o número de casos notificados da doença chegam a 77, seis foram confirmados.

Já em Barra Mansa, todos os 44 postos de saúde do município estarão atendendo os moradores. A expectativa é de que aproximadamente sete mil sejam vacinados. Cerca de 200 profissionais da saúde vão atuar no Dia D.

Vacinação em Resende estará
em seis unidades de saúde

Município com o maior número de mortes confirmadas pela H1N1 na região, quatro – sendo uma de uma moradora de Porto Real -, Resende disponibilizará a vacinação em seis unidades, são elas: Clínica da Família, Unidade Mista de Saúde da Cidade Alegria, Posto do Manejo, Unidade de Saúde da Família do Paraíso, Posto Resende e Unidade de Saúde da Família de Engenheiro Passos. O público-alvo da campanha é de 30.258 pessoas.

A imunização em Resende começou no dia 19 de abril. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 40% do público-alvo da campanha já foi vacinado nos dois primeiros dias da ação. Nos dias 19 e 20, foram imunizadas 12 mil pessoas do grupo prioritário. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% do grupo alvo, considerada de risco para complicações por gripe.

O secretário de Saúde, Daniel Brito, explicou que Resende, ao contrário de outros municípios da região, abriu a vacinação antecipada para todos os grupos prioritários, e não apenas crianças, gestantes e doentes renais crônicos.

– Foi uma decisão técnica. A maior mortalidade pela gripe H1N1 está em doentes crônicos e idosos, que são a população de risco para a doença. Com isso, vacinamos 9 mil pessoas no primeiro dia da campanha e 3 mil no segundo dia, o que nos deixa mais tranquilos, pois 40% do grupo prioritário já estão protegidos, sendo que entre idosos e doentes crônicos já atingimos 60% do grupo – defendeu Brito.

You may also like

4 comments

Luiz Claudio 2 de maio de 2016, 21:03h - 21:03

Esta palhaçada só acontece em nosso país, foi vinculado em todos os órgãos de comunicação o dia D para a vacinação, só que na grande maioria das Unidades de Saúde na parte da tarde já não tinha mais vacinas, vergonha nacional.

rosangela 30 de abril de 2016, 11:59h - 11:59

Que vergonha, hoje é o dia D de vacinação e não tem vacinas nos postos de Barra Mansa, isso é vergonhoso

Juliana 30 de abril de 2016, 11:35h - 11:35

Minhas filhas esperaram até hoje para tomar a vacina pois tem asma, hoje estou no posto de saúde do são Luiz em Volta Redonda e estou aguardando pois não tem vacina, acabou as 10:30, isso porque dizem que irão vacinar até as 17:00, agora estou tentando a sorte!
Se chegar elas serão vacinadas, se não continuo com cara de palhaça!

Juju 30 de abril de 2016, 07:20h - 07:20

Parabéns, secretário de Saúde, Daniel Brito!
Antecipar a vacinação dos idosos e doentes crônicos trouxe maior segurança para essas pessoas já fragilizadas, Volta Redonda também deveria ter feito o mesmo!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996