Cidades se unem para criar CicloAtlântica

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable; Angra dos Reis, Fernando Jordão (ambos do PMDB); e de Rio Claro, José Osmar (PR), se reuniram nesta segunda-feira (22) com o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Charles Magno Moreira e dirigentes da VLi-FCA, para dar início, oficialmente, ao processo de construção de uma importante ciclovia do país: a CicloAtlântica. Com pouco mais de 108 quilômetros, o projeto de construção ganha força depois que os três prefeitos se uniram para criação do Consórcio Intermunicipal da Ciclovia do Atlântico. O projeto visa desenvolvimento econômico, fomento ao turismo e a preservação de um dos trechos mais importantes do Bioma Mata Atlântica, entre os três municípios.

Para o prefeito Rodrigo Drable, um dos idealizadores do projeto e que também é ciclista, transformar uma ferrovia desativada em uma ciclovia nos moldes e nos padrões internacionais, como a Via Cláudia Augusta, na Alemanha; Caminho Francês e Português a Santiago de Compostela e as famosas rotas dos Países Baixos cria uma nova forma de aquecimento econômico, geração de emprego e renda para as cidades da região Sul Fluminense.

– Temos que buscar soluções práticas, modernas e que tragam resultados econômicos para a região e para o Estado do Rio. O ciclismo é o esporte que mais cresce no Brasil e não podemos perder esta oportunidade de atrair turistas de várias partes do país e do mundo – enfatizou Drable.

O Dnit já iniciou as negociações com a concessionária VLi-FCA, que detém a exploração do trecho, para que seja feito a devolução da área, que já não é utilizada desde o início dos anos 90. Os próximos passos serão dados a partir da transmissão patrimonial, que será feita pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União)/Dnit aos municípios do consórcio.

No documento assinado pelos prefeitos e entregue ao diretor do Dnit foi abordado que em anos anteriores tentaram transformar a ferrovia desativada em nova rota de cargas e passageiros e, até mesmo, numa rodovia como rota alternativa a RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga). Os prefeitos defendem que a ocupação alternativa seja utilizada por modal de transporte sustentável, com potencial para geração de emprego e renda, com fomento ao turismo, com infraestrutura hospedeira e alimentação.

You may also like

9 comments

liberdade e propriedade 24 de maio de 2017, 07:50h - 07:50

A “Ciclovia” proposta para o trecho, não é aquelas conforme conhecemos nas cidades, não vão fazer uma faixa de concreto de 2m de largura ligando Angra à BM. A “Ciclovia” em questão, propostas para leitos ferroviários, trata-se basicamente de remover o trilhos e fazer a limpeza, mantendo assim um caminho de terra batida e estreito, forrando os pontilhões, pois são vazados. Pessoas bem treinadas conseguem ir de BM a Angra e voltar no mesmo dia ou então reduz um pouco o trajeto usando carro. Inclusive esse caminho já é bastante utilizado por praticantes de Treking.

الفتح - الوغد 23 de maio de 2017, 19:29h - 19:29

Uma ciclovia com mais de 100 km de extensão… Ciclovias são idealizadas basicamente para o deslocamento urbano, principalmente em trajetos curtos… Além dos empreiteiros e políticos oportunistas já citados, essa ciclovia só atenderia os interesses de um pequeno grupo de abonados aventureiros, proprietários de caríssimas bikes, dentre os quais o próprio prefeito. Nada de trabalho ou estudo, só lazer…

Allahu Akbaaaaar!

liberdade e propriedade 23 de maio de 2017, 12:57h - 12:57

Até é interessante, melhor que ficar ocioso e abandonado. Leitos ferroviários são ótimos para pedalar, pois não possui aclives e declives agudos, todos suaves. No entanto acho mais original historicamente, bonito e charmoso a locomotiva a vapor circulando, apitando e soltando fumaça. A ciclovia é importante também, mas como segunda opção, sua vantagem é poder parar a qualquer hora e contemplar a natureza, pontes, viadutos e túneis centenários. Minha sugestão é, como esse trecho ainda não foi completamente desativado, não há interrupção do trajeto, prefiro o trem. Já em leitos abandonados e segmentados sugiro a ciclovia, como no leito da antiga ferrovia Barra do Piraí até Minas Gerais.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 23 de maio de 2017, 00:35h - 00:35

Como pessoa com tampa olhos. Gente aquele espaço físico, É da RFFSA linha Barra mansa à Angra. Eu pergunto à vc usuário do transporte público ? Vc que ir à Angra de trem ou de bicicleta,?? Vcs sabia o pôr que eles não querem o retorno do trem ??? Porque,? Tira dinheiro do Detro ( ônibus de 06 número ) Detran ( menos multa e bafômetro e. PM ) Essa ciclovia não é de interesse da população, e sim dos políticos regional. Obs: vc pode ir à praia beber sem correr riscos de acidente, , Outro elimina blitz da PM . O trem é melhor transporte de massa e barato, não precisa de pagar tarifa pedágio IPVA. É por isso que o Brasil está nessa situação. Uma grande parte do povo, não tem conhecimento político . Como Esses Perfeitos de barra mansa, Angra, Río claro sabem enganar o povo . TREM já , TREM já o resto é conversa para boi dormir….

liberdade e propriedade 23 de maio de 2017, 13:04h - 13:04

Essa ciclovia não seria para meio de transporte e sim para os amantes do Mountain Bike, e acredite, são muitos, deverá haver peregrinação para esse circuito. E um trem nesse trecho, não compete com ônibus, que faz o percurso em menos de 1/4 do tempo. O trem seria única e exclusivamente turístico. Amo o Mountain Bike, mas também amo a história, nesse caso o maior potencial desse leito é o histórico, o Trem a Vapor!

الفتح - الوغد 23 de maio de 2017, 13:08h - 13:08

Interesse dos empreiteiros (superfaturamento) e dos políticos (propinas nas concessões)… Só isso, nada mais…

Marcio Lemos 23 de maio de 2017, 14:42h - 14:42

Não Pertence a RFFSA, pois a mesma já não existe mais, hj em dia existem 2 empresas FCA e MRS, este trecho pertence a FCA, foi feita uma concessão em 1996 de 30 anos + 30 anos, porem como não esta sendo usada e a empresa não interesse em efetuar melhorias neste ramal, achei interessante pois os prefeitos estão querendo investir em uma coisa nova, que tem potencial, porem no caso de trem a vapor, seria uma boa , porem não acredito muito, pois nem o trem mineiro conseguiram fazer voltar BM x São Vicente.

Aguardando 22 de maio de 2017, 20:58h - 20:58

Tomara que se realize, ótimo projeto, porem não pode ficar igual a Rodovia do Contorno, hospital regional e Pátio de Manobras.

Cidadão 22 de maio de 2017, 20:54h - 20:54

Muitíssimo parabéns a todos os envolvidos!!!
Torço para que com muito empenho possam tirar do papel esse projeto de importância ímpar pra nossa região!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996