segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Ciep faz gincana sobre a Copa do Mundo

Ciep faz gincana sobre a Copa do Mundo

Matéria publicada em 4 de julho de 2018, 15:59 horas

 


Alunos estudaram sobre a cultura de diversos países e arrecadarem agasalhos para asilos de Volta Redonda e Pinheiral

Volta Redonda – O Ciep (Centro Integrado de Educação Profissional) Doutor Nelson dos Santos Gonçalves, no Volta Grande, realizou uma gincana solidária, cultural e esportiva com os alunos. Os professores aproveitaram a Copa do Mundo e fizeram uma gincana sobre a cultura de diversos países. Os alunos apresentaram pratos típicos, desfiles caracterizados, apresentação de dança e representação de personagem, sempre relacionados com o país que a equipe escolheu.

A diretora geral do colégio, Sônia Sérgio, disse que, no ano passado, foi realizada uma gincana semelhante com o foco na reciclagem. Durante a competição, foram arrecadados agasalho e produtos de limpeza. Todos os itens recolhidos durantes as campanhas, feitas pelos alunos, serão doados para asilos de Volta Redonda e de Pinheiral. A diretora destacou ainda que, ao entrar em contato com os asilos, constatou que produtos de limpeza são matérias bastante carentes nas casas de repouso.

Para o encerramento das atividades, cada equipe precisará apresentar um personagem característico do país por eles representado, um prato típico, dança e desfile caracterizado. Cada turma representa uma equipe, com cerca de 30 a 35 pessoas. Ao todo são 14 equipes e os países representados, escolhidos por professores e alunos, são: Brasil, Rússia, Alemanha, Egito, Portugal, Espanha, França, Marrocos, Japão, Colômbia e Inglaterra.

Cada equipe precisou pesquisar sobre a cultura e os costumes de cada país para fazer as apresentações na quinta-feira, dia5. Os professores orientaram os alunos durante os meses de preparação, auxiliando, tirando dúvidas e dando dicas. Eles também incentivavam e ficaram junto com os alunos durante as sugestões para o desfile, preparação e a montagem dos detalhes para a apresentação.

Os pais de alguns alunos também aderiram e auxiliaram na gincana. Segundo a diretora, a participação deles foi maior na arrecadação dos materiais de limpeza e dos agasalhos. Eles ajudaram a levar os itens arrecadados para a escola, deram sugestões na construção dos personagens e na escolha dos pratos típicos.

– Os alunos se envolvem muito. Alguns ficam depois do horário de aula para se organizar e receber doações. Eles estão muito mobilizados – contou a diretora.

De acordo com ela, a gincana é importante, pois incentiva os alunos a trabalharem com caridade, além de ajudar na prática de liderança. De acordo com a professora, eles aprendem a resolver conflitos e desenvolvem habilidades para trabalhar em grupo. Como as equipes são compostas por quase 35 membros, e as tarefas são diversas, todos os alunos ajudam com alguma coisa. A divisão das tarefas em trabalhos em grupo é importante para não sobrecarregar nenhum membro, e ajuda a garantir que todas as atividades sejam realizadas de maneira satisfatória.

Entre as várias atividades estão inclusas apresentações de dança, pênaltis, corrida do saco, dança da cadeira, degustação dos pratos típicos. Os horários habituais das refeições dos alunos serão mantidos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document