Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda, através da Clínica da Dor, que funciona no Acesso Azul do Estádio da Cidadania, no bairro Aterrado, atendeu nesta semana mais dois bebês que apresentaram o mesmo diagnóstico: torcicolo congênito. Ambos seguiram o mesmo protocolo de tratamento, incluindo avaliação mecânica e correções articulares para restabelecer a mobilidade cervical. De meados de 2024 até agora, já foram atendidos seis lactentes na unidade.
A Clínica da Dor, unidade especializada da fisioterapia municipal, oferece aos pacientes agendados atendimento em Pilates, RPG e Osteopatia, para tratamentos fisioterapêuticos.
A Osteopatia é um dos tratamentos oferecidos, que inclui suporte a pais de bebês com disfunções como plagiocefalia (alterações na formação da cabeça), refluxo e torcicolo congênito, condição que impede a rotação da cabeça, afetando a amamentação e o desenvolvimento motor infantil.
Segundo o fisioterapeuta-osteopata e coordenador da Clínica da Dor, João Paulo Gioseffi Vassallo Filho, a osteopatia pediátrica é baseada em um conjunto de técnicas no qual o profissional irá avaliar a condição clínica apresentada por aquele bebê, e realizar as manobras necessárias para o equilíbrio do tônus muscular e, assim, corrigindo aquela disfunção apresentada pelo bebê.
“Aqui na Clínica da Dor os bebês encaminhados pelo pediatra da rede municipal de saúde irão encontrar tal tratamento, que atualmente ainda é muito oneroso e difícil de se encontrar na rede privada, mais uma vez demonstrando a responsabilidade da Prefeitura de Volta Redonda para com sua população, ofertando sempre o que há de melhor em tratamento especializado”, ressaltou o fisioterapeuta.