>
segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 02:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Combate ao Aedes: São Judas Tadeu recebe força-tarefa neste sábado

Combate ao Aedes: São Judas Tadeu recebe força-tarefa neste sábado

Matéria publicada em 4 de março de 2016, 20:09 horas

 


Coordenadores da Vigilância em Saúde Ambiental e do Programa de Controle da Dengue de Barra Mansa se reuniram hoje com moradores

Bate-papo: Moradores foram orientados sobre como agirem e participarem da força-tarefa que acontece hoje no bairro (Foto: Divulgação PMBM)

Bate-papo: Moradores foram orientados sobre como agirem e participarem da força-tarefa que acontece hoje no bairro (Foto: Divulgação PMBM)

Barra Mansa – O bairro São Judas Tadeu recebe neste sábado (5), a partir das 8h, uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Nesta sexta (4), o coordenador do setor de Vigilância em Saúde Ambiental da prefeitura de Barra Mansa, Igo de Freitas, se reuniu com moradores, juntamente com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Flavio Lopes dos Santos. O objetivo do encontro foi orientar a população local sobre como a ação, denominada Dia Z, acontecerá neste sábado.

– Antes tínhamos o Dia D, por causa da dengue. Agora é a vez do Dia Z. O país inteiro está preocupado com as doenças que o Aedes aegypti pode transmitir. No entanto, o zika vírus é o que mais nos deixa em alerta, justamente por conta da possibilidade da microcefalia – esclareceu Igo.
– As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental se dividirão pelo bairro e farão visitas domiciliares. Também vamos identificar casos de terrenos baldios e, se for necessário, notificaremos o proprietário para realizar a limpeza – detalhou o coordenador, chamando a comunidade para participar da força-tarefa de combate ao Aedes.

Durante a reunião de ontem, os moradores receberam panfletos com informações sobre a campanha #ZikaZero que a prefeitura está realizando em toda a cidade e também o número de WhatsApp para o qual podem enviar denúncias de possíveis focos do mosquito.
– O número é o (24) 9-88169032. Esse é mais um canal de comunicação da prefeitura com a população. Estamos fazendo nosso trabalho, porém está claro que precisamos unir nossas forças. Só vamos vencer esse mosquito quando todos assumirem a responsabilidade de limparem suas casas e quintais, não deixando possibilidade de acúmulo de água – ressaltou o coordenador.

Durante a reunião, que foi uma solicitação da comunidade, os moradores puderam tirar dúvidas e apresentar demandas referentes ao Aedes aegypti.
– Nós queríamos que a prefeitura viesse aqui e ficamos muito satisfeitos com os esclarecimentos que recebemos hoje. Estamos muito preocupados com a zika e as outras doenças transmitidas pelo mosquito. Por isso, estamos à disposição para colaborar, não só durante esse mutirão de sábado. Queremos nosso bairro livre desse mosquito – afirmou Daniel Simões Cândido, coordenador da Comunidade Eclesial São Judas Tadeu.

O coordenador do programa de Controle da Dengue frisou com os moradores a importância da vistoria semanal.
– 90% dos focos de mosquito ainda estão dentro das casas. Todo mundo sabe que não pode deixar água parada, mas infelizmente ainda encontramos diversos criadouros logo quando entramos nas residências. Por isso, contamos com o apoio de vocês. Tem que separar aquele tempinho para olhar, com bastante cuidado, cada lugar da casa e do quintal, e peço também que conversem com os vizinhos para que eles façam o mesmo – orientou Flávio.

A campanha do Dia Z em Barra Mansa também vai atender ao bairro Paraíso de Cima, e uma tenda será montada na Praça da Matriz, no Centro, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
– Contamos com o apoio da OAB nesta luta contra o mosquito. Até às 14h os advogados estarão lá na praça, junto com nossos agentes, distribuindo panfletos e orientando sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti – concluiu Igo.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document