;
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 03:27 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Começa a formação de educadores do Robótica na Escola, em Barra Mansa

Começa a formação de educadores do Robótica na Escola, em Barra Mansa

Matéria publicada em 11 de maio de 2016, 12:41 horas

 


Aulas do programa começam em junho e atenderão cerca de 1,5 mil alunos, de 26 escolas

bm

Foto: Gabriel Borges/PMBM

Barra Mansa – A parceria entre a prefeitura e a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, através da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), está viabilizando a capacitação de educadores que estão à frente do Programa Robótica na Escola, da secretaria municipal de Educação. A iniciativa tem como meta levar conhecimentos pertinentes sobre tecnologia à educadores de diversas áreas, inclusive do Ensino Fundamental, a fim de enriquecer as atividades dos alunos que participarão do programa. O Robótica na Escola foi lançado no início de abril, no Colégio Clécio Penedo, no bairro Nova Esperança. A iniciativa é pioneira na América Latina e vai atender em sua primeira etapa, cerca de 1,5 mil alunos, de 26 escolas.

Segundo Claudinei da Silva, professor implementador do Robótica nas Escolas, a capacitação acontece até o final deste mês, quando os educadores e coordenadores do programa visitarão o Instituto de Tecnologia de Ponta Grossa, no Paraná, para concluir essa etapa do aprimoramento profissional.

– Nossa meta é adquirir conhecimentos em programação de robótica para em junho, efetivamente, darmos início as aulas – explicou o educador.

Ronaldo Correa, professor responsável pelo programa de capacitação, falou sobre a importância do programa, que entre outros objetivos, vai oferecer aos alunos incentivos para que permaneçam na escola.

– Teremos a oportunidade de estimular o trabalho em grupo e incentivar nossos alunos a buscarem novos conhecimentos com foco no mercado de trabalho e no crescimento profissional – ressaltou.

A mesma opinião é compartilhada por Alessandra Sudré, do setor de Gestão de Pessoas, da secretaria de Educação.

– Estamos oferecendo atividades que vão enriquecer o currículo dos alunos da rede municipal de ensino e, com certeza, fazer a diferença no momento de buscar uma oportunidade de trabalho – disse.

Para o coordenador da Faetec Barra Mansa, Ricardo Said, em tempos de crise econômica, estabelecer parcerias é fundamental para garantir a continuidade de ações de empreendedorismo e inovação.

– Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa, inclusive porque, em julho vamos iniciar as aulas da primeira faculdade pública de Barra Mansa no curso de Sistemas para Internet, com foco no empreendedorismo digital – explicou.

Ricardo ainda esclareceu que a Faetec está aguardando nos próximos dias a visita de membros do Conselho Estadual de Educação para aprovação do início do curso, que disponibilizará 60 vagas no período matutino e noturno, e contará com mestres e doutores contratados pela prefeitura.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document