Começa Campanha Nacional de Vacinação contra gripe, em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda- A Secretaria de Saúde tem como meta imunizar 65 mil pessoas durante a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família disponibilizam a vacina contra gripe, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, até o dia 26 de maio.

O Dia D da campanha em 2017 está marcado para sábado, dia 13 maio, quando as unidades também estarão abertas. O público alvo é formado por idosos, maiores de 60 anos; crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas, até 45 dias após o parto; profissionais da área de saúde; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a listagem completa está no site do Ministério da Saúde. Neste ano, também foram incluídos no grupo professores das redes Pública e Particular de ensino.

– A vacinação é importante para todo público alvo, mas faço um apelo especial às gestantes: Quando tomam a vacina, além de protegê-las, também imunizam seus bebês até os seis meses de idade – alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Cinara Cunha.

Ainda de acordo com a coordenadora, todos devem apresentar o cartão de vacina.

– Porém, os profissionais de saúde e professores devem apresentar declaração da instituição onde atuam, contracheque ou crachá. Já os portadores de doenças crônicas devem ter uma indicação médica ou possuir registro da doença na unidade –  afirmou.

Os aposentados Eduardo Ermida Filho, de 70 anos, e Regina Célia de Oliveira Ermida, de 66 anos, não deixam de vacinar, anualmente. Há seis anos, o casal faz questão de se proteger da Influenza e não perderam tempo, foram cedo à Unidade de Saúde.

– Não deixamos para a última hora porque sempre a procura é menor nessa época. Aproveitamos o primeiro dia para já garantir nossa imunização – disse Sr. Eduardo. “Não encontramos fila, o que é mais confortável para nós que somos idosos”, contribuiu a aposentada.

A vacina, que é contraindicada para pessoas com reação alérgica grave às proteínas do ovo, imuniza contra os vírus Influenza A(H1N1), H3N2 e Influenza B.

– O objetivo é evitar síndromes respiratórias agudas graves e internações – disse Cinara, completando que “podem ocorrer reações como dor e vermelhidão no local da aplicação da vacina, febre, mal estar e dor no corpo”. Neste caso, o paciente deve procurar a unidade de saúde para orientação e para que seja notificada a reação.

Cuidados no dia a dia

Além da vacina, existem alguns cuidados que podem evitar a transmissão do vírus da gripe. Como é uma doença respiratória, passa de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Para se prevenir é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; e não usar medicamentos sem orientação médica.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996