Comércio começa a funcionar em horário diferenciado

by Diário do Vale
Mais tempo: Lojas já vão ficar abertas até mais tarde a partir de semana que vem

Mais tempo: Lojas já vão ficar abertas até mais tarde a partir de semana que vem

Sul Fluminense –  O mês de dezembro tem início na próxima terça-feira, e as cidades da região já tem definidos horários especiais de funcionamento das lojas e supermercados para as festas de fim de ano. Em Volta Redonda, o horário do comércio já se prolonga até as 19h, a partir do dia 1º. Em Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, as lojas permanecerão abertas até às 18h30, durante a primeira semana do mês, aumentando em uma hora a cada semana até o Natal. Já em Barra do Piraí, Valença e Vassouras, o horário diferenciado terá início a partir do dia 14 de dezembro.
De acordo com a gerente executiva do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Volta Redonda, Rosemeri Carvalho, o horário é estabelecido em acordo coletivo, feito entre o Sicomércio e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio. É uma convenção de trabalho prevista em lei e, normalmente, acontece no mês de junho. Ela explicou que os comerciantes ficam livres para estender ou não o tempo de funcionamento de suas lojas.
– O chamado horário de Natal é uma oportunidade que os lojistas tem de aumentar o número de vendas numa época em que o comércio está naturalmente mais aquecido. Ele garante também hora extra e um rendimento a mais para os trabalhadores – acrescentou.
Apesar da crise econômica e das previsões de quedas nas vendas do fim deste ano, a gerente executiva reafirmou a boa expectativa do Sicomércio.
– De modo geral, em todo o Brasil se fala em crise, em queda nas vendas, mas estamos otimistas. Levamos em conta a existência de um salário a mais, que é o 13º, então esperamos que esse fator leve as pessoas às compras. Talvez, nem tanto quanto nos anos anteriores, mas mesmo assim de uma maneira positiva – afirmou Rosemeri.
Ainda sobre queda nas vendas, a gerente disse que o mês de dezembro é aguardado pelos lojistas como a época de tentar equilibrar ou recuperar os números em queda nos demais meses do ano.
– Esta é sempre a melhor época do ano para o comércio. Por isso, nós como órgão protetor do comerciante, precisamos estar otimistas. Lembramos também que o horário estendido permite às pessoas que trabalham, estudam ou ficam fora da cidade ao longo do ano, fazer suas compras – destacou.
Para garantir a tranquilidade de quem compra e também de quem trabalha no comércio, Rosemeri disse que o Sicomércio de Volta Redonda já solicitou à Guarda Municipal e à Polícia Militar reforço na segurança durante todo o período que abrange o horário especial de fim de ano.

Comerciantes reduzem contratações

Em uma sapataria de Volta Redonda, o gerente, Jonatas Bertuci, já preparou uma escala, prevendo horários e equipes de funcionários para trabalhar durante o mês de dezembro. Mas, segundo ele, é o movimento que vai determinar a hora de fechar as portas.
– Montamos uma escala dentro do horário permitido pelo Sicomércio, mas como manter a loja aberta acarreta gastos, como luz, por exemplo, tem que valer a pena. As vendas precisam estar acontecendo para a gente decidir manter as portas abertas mais tempo – disse Bertuci.
Para contornar a crise e garantir bons números no fim deste ano, a sapataria conta com estratégias que combinam, entre outros, trabalho e preço.
– Estamos trabalhando bastante para fazer a diferença este ano. Estamos trazendo bastante novidade e apostamos em itens com preços populares para atrair ainda mais o consumidor e tentar contornar essa expectativa de crise – revelou o gerente.
Em uma loja de roupas e tecidos de Volta Redonda, a expectativa é que o horário de funcionamento se estenda somente a partir da segunda semana de dezembro. De acordo com o gerente, Roberto Carlos Duarte, os funcionários serão divididos em dois grupos. O objetivo, segundo ele, é prolongar o tempo aos poucos, observando o movimento, para não cansar a equipe, caso nos dias próximos ao Natal, quando normalmente as vendas se intensificam, seja preciso manter as portas abertas mais um pouco.
– Os vendedores que entrarem mais tarde sairão mais tarde, mas isso vai depender do movimento. Se estiver valendo a pena, a loja fica aberta mais um tempo – explicou o gerente, concordando com o esquema da sapataria.
Duarte espera queda de pelo menos 10% nas vendas do mês de dezembro, seguindo a tendência verificada na loja, ao logo de todo o ano. Ele contou que, desta vez, foram contratados apenas dois funcionários-extras, situação bem diferente do ano passado.
– Em 2014, o quadro de funcionários era maior e a loja ainda contratou outros seis vendedores para dezembro. Este ano, com o quadro já reduzido, apenas dois foram admitidos para o trabalho temporário – comparou.

Supermercados terão horário diferenciado

Os supermercados também terão horário especial de funcionamento. Em Volta Redonda, já a partir do dia 6, primeiro domingo do mês, eles ficarão abertos até as 18h. No último domingo antes do Natal, dia 20, assim como nos dias 24 e 31, o horário se estenderá até 20h.
Em Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, os supermercados funcionarão até às 20h, no domingo, dia 20, e nos dias 24 e 31 de dezembro. Em Barra do Piraí, Valença e Vassouras, somente no último domingo antes do Natal, dia 20, os supermercados ficarão abertos até as 18h; na véspera do Natal, até as 20h30, e na véspera do Ano-Novo, dia 31, até as 19h.

Por Clarissa Coli
(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996