Comissão de Transporte Escolar de Volta Redonda é eleita

by Diário do Vale

Volta Redonda – A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) iniciou no sábado (17), a implantação da Comissão de Transporte Escolar do município. Os representantes dos profissionais do setor foram eleitos em assembleia realizada no auditório do campus Aterrado da UFF (Universidade Federal Fluminense).
Os profissionais de transporte escolar podiam apresentar dois candidatos por setor. Cada dupla deve representar a região em que atua, já que os bairros da cidade estão divididos em quatro setores. E tinham direito a voto todos que trabalham com transporte escolar, atualmente 147 profissionais.

Melhorias: Profissionais de transporte escolar podiam apresentar dois candidatos por setor (Foto: Geraldo Gonçalves/SecomVR)

Melhorias: Profissionais de transporte escolar podiam apresentar dois candidatos por setor (Foto: Geraldo Gonçalves/SecomVR)

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, Wellington Silva, a comissão vai assessorar a equipe da secretaria em diversos aspectos como na elaboração dos itinerários a serem realizados pelos veículos; acompanhar o processo de autorização de novos veículos; sugerir medidas para melhoria contínua do transporte escolar no município e outros.
– A comissão terá até a possibilidade de avaliar e sugerir mudanças na legislação atual que rege a atividade de transporte escolar no município – afirmou Wellington, que acrescentou que além dos profissionais do setor, a comissão será composta por representantes dos pais dos alunos transportados, da prefeitura de Volta Redonda, das instituições de ensino no município e representante da Câmara Municipal.
Para o prefeito Samuca Silva, cuidar do transporte escolar é cuidar das crianças e adolescente, principal público da atividade.
– Com a formação da comissão, teremos uma visão global da atividade. Estarão representados todos os interessados em melhorar o serviço, sempre dialogando e ouvindo todas as partes – disse o prefeito.
Peri Ribeiro de Mello, que trabalha com transporte escolar, foi candidato e representa o setor que engloba os bairros Retiro, Vila Mury, Açude e Voldac, acredita no sucesso da comissão para melhorar a atividade no município. “É um grande avanço, e vejo que essa proposta atual, traz esperanças de melhorias”, disse.
Para assegurar a transparência na eleição de sábado, o advogado Bruno Oliveira, representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Volta Redonda, foi o presidente da comissão eleitoral.

You may also like

6 comments

Aluno 21 de março de 2018, 10:15h - 10:15

No limite da irresponsabilidade!

fernando 19 de março de 2018, 22:53h - 22:53

Sr: Allens Pimenta, jamais vou comparar o bairro, cidade estado e pais com respeito as leis de transito. cada pais tem as leis elaboradas pelos seus governantes. Se uma classe tem ou não incentivos para trocar de carros. Oque espero é que simplesmente a lei seja cumprida, seja essa lei leal, legal ou que atenda ou não ao formato para ela seja aplicada. pelo seu comentário, vejo que deve ser um motorista de van e que por sinal, deve desrespeitar as leis de transito com crianças em seu interior. Se for isso, sua licença deveria se imediatamente cassada, ja que, entre aspas, concorda parcialmente ou integralmente que as pessoas desobedeçam as leis e normas de transito. As leis é para serem cumpridas e se não, devem ser punidos pelas mesmas às suas desobediencias. Por sinal, há de ver pelas ruas, os abusos que cometem esses motoristas de van, os pais dos pequeninos inocentes deveriam de vez enquando, seguir as vans e verá oque digo. Então, senhor Allens Pimenta, gostaria que entendece que, se o estado não beneficia a troca de veículos, e se o Sr. se sente prejudicado com isso,, que mude de profissão, pois se caso não desse lucro, certamente o SR, ja não estaria mais nesta profissão. Sinto em dizer. Mas as normas e leis de transito devem ser cumpridas por todos os cidadãos inclusive os que tem ou não incentivos para a troca de veículos.

Allens Pimenta 21 de março de 2018, 16:48h - 16:48

Sr. Fernando, tenha mais calma! Você perdeu totalmente o foco passando a ofender! Já vi que você não tem auto controle nem para ouvir uma crítica sobre sua própria crítica! Você definitivamente não pode ser um motorista de transporte escolar! Imagina essa intolerância no trânsito! Parece que ficou tão indignado de receber uma crítica que nem leu com atenção, porque senão teria vista que me identifiquei como transportador escolar sim, há 15 anos. Mas, já que você se preocupou com minha postura profissional, fico lisonjeado, por isso vou te adiantar que não sou um transgressor das leis e portanto não precisa se preocupar com minha licença. E voltando ao comentário que é o que interessa, quando mencionei sobre as vagas exclusivas para escolares na porta das escolas era exatamente para chamar à atenção para uma providência necessária para o trânsito nos dias atuais mas que infelizmente não é colocada em prática e sofre a omissão dos órgãos que deveriam implantar, não mencionei isso para justificar inconsequências no trânsito, aliás só para te informar e não te deixar preocupado, meus critérios de trabalho são aplicados em todos os meus ônibus com princípios de segurança e educação no trânsito. Inclusive tenho que te parabenizar por uma sugestão sua sobre “os pais seguirem a van”. Eu fui vítima dessa atitude e sabe o que aconteceu? Consegui o contrato de seis alunos com a indicação desse pai que seguiu a mim e a outros transportes. Por isso eu faço essa recomendação aos pais que me pedem orientação ou indicação e deixo meus clientes à vontade para irem junto com seu filho na van para conhecerem nosso trabalho antes de fechar o contrato. Agora Sr. Fernando, se não consegue ouvir uma crítica ou não quer saber a opinião do outro lado, então não exponha a sua em algo público. Fica a dica! Parece que você deve ter passado muita raiva com algum transportador escolar, só pode! Mas não generalize!

fernando 19 de março de 2018, 13:25h - 13:25

Quanto ao transporte escolar tem muito a ser fiscalizado e melhorado. Vemos cada uma que é de arrepiar. Da-se a entender que os pais jogam as crianças nos veículos para se livrarem delas. Vemos motoristas e ajudantes gritarem com as crianças, veículos estacionados sob o sol e sem um ar condicionado no veículo, veículos com pneus carecas e sem falar dos absurdos estacionamentos. Eles acham que podem estacionar em qualquer lugar, até mesmo em frente as garagens impedindo dos moradores de entrar em sua proprias residencias. Se quizerem constatar, vão a porta de entrada e saida do colegio Anglo Americano, inclusive com a guarda municipal presente no local. Gostaria saber porque lá ninguem é reprimido ou ultado por estacionar em fila dupla, sob os passeios das ruas 570, 535, Dionésia Farias e outras, sob as faixas de pedestres, na esquinas(tem pais que deixam o carro na faixa de pedestre da esquina das ruas 570 com 535 e vão levar seus filhos a porta do colégio é carro na contra mão, etc etc lá esta uma bagunça e com anuencia da guarda municipal. Onde esta o prefeito ??????

Allens Pimenta 19 de março de 2018, 15:20h - 15:20

Fernando, você tem uma visão crítica muito boa da situação. E é realmente tudo isso o que acontece na maioria das portas das grandes escolas em praticamente todo o Brasil. Apenas se faz necessário uma reflexão sobre alguns pontos do seu comentário. Inicialmente, a falta de educação no trânsito é o principal agravante com toda certeza, mas associado também te pergunto… Quem deveria ter prioridade de estacionamento? Um carro de passeio que pega um aluno ou uma van escolar que transporta vários alunos? Na maioria das escolas não existe a vaga exclusiva para transporte escolar e quando existe é simplesmente ignorada por pais de alunos que se equiparam a essa função por estarem aguardando seu filho que também é um aluno. Faça uma pesquisa sobre como é o respeito no trânsito dos Estados Unidos quando um ônibus do transporte escolar para. Ambos os sentidos da via são obrigados a parar. Isto por segurança e repeito às crianças. Quanto às vans com pneu careca, o motorista deveria ser preso por isso. Nesse ponto concordo com você. Mas quanto à falta de ar condicionado, esse fato é reflexo da falta de incentivo por parte de nossos governantes. A categoria do transporte escolar hoje não tem nenhuma forma de incentivo financeiro para troca de seus veículos e ainda tem que suportar os agravantes de diversos aventureiros trabalhando de forma clandestina utilizando vans velhas e sem licença, carros de passeio se nomeando como Uber quando na verdade não há o registro de corrida e sim um transporte mensal o que não é permitido até mesmo taxistas fazendo o trabalho de transporte escolar também sem registro de corrida e sim com acordo mensal. Nesse contexto aí eu repito a sua pergunta, cadê a fiscalização? Essa omissão do poder público se reflete em baixos preços para se transportar os alunos e altos custos para se cumprir as exigências contidas nos artigos 136 à 139 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Hoje o transporte escolar vive a maior desvalorização da sua história, com exigências sendo acrescentadas a cada ano através de resoluções do DENATRAN onde todas as despesas destas exigências correm por conta do transportador sem a menor chance de repassar os custos para seus clientes devido à injusta concorrência com os clandestinos. Mas às vezes há fiscalização sim, mas somente fiscalizam estes transportadores que estão fazendo o possível e o impossível para se manterem regularizados na profissão, contudo, se um destes não conseguiu pagar uma guia de tributo por falta de dinheiro naquele mês, não tem conversa é apreensão na certa com multa e tudo mais, mas o clandestino passa ao lado com o carro cheio de aluno e rindo da situação. No transporte escolar hoje está igual a vida de bandido, infelizmente os benefícios da lei são para os que escolhem o caminho fácil! Quanto ao fato de uma senhora de oitenta anos transportar os alunos, não vejo problemas nisso, se ela está legalizada e cumpre todas as exigências que os órgãos competentes exigem, então eu a PARABENIZO! E certamente se ela está na atividade é porque seus clientes valorizam seu trabalho. E pra finalizar você perguntou, “Onde está o Prefeito?” Bom, não sei quanto a outros assuntos, mas vendo a formação dessa “Comissão de Transporte Escolar” que com certeza teve o aval do Prefeito, posso lhe garantir que ele está tentando algo diferente, e eu como transportador escolar hà 15 anos vivendo todas as mazelas dessas injustiças, torço muito mesmo para que consigam fazer a diferença e quem sabe tornarem-se um modelo a ser seguido nos outros municípios e Estados. Veja por este lado! Não vamos apenas condenar! Vejamos os argumentos dos dois lados! Sucesso à vocês nesse projeto.

Anônimo 18 de março de 2018, 19:17h - 19:17

No bairro Dom Bosco eu vi uma senhora com 80 anos aprox. dirigindo uma van escolar cheia de crianças… pode ?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996