Comunidade de Reabilitação Reviver já atendeu mais de 5 mil pessoas

by Diário do Vale

Depois 10 anos em Falcão atendimentos do Crer passaram a ser feitos em Amparo
(Foto – Divulgação)

Barra Mansa- Criado no dia 19 de maio de 1999 em Falcão, distrito de Quatis, com o objetivo de atender dependentes químicos, a Comunidade de Reabilitação Reviver (Crer) da Igreja Presbiteriana Viva (IPV) completou este ano 20 anos de atuação. E o aniversário veio com uma marca expressiva, pois pelo local já passaram mais de 5 mil pessoas em busca de ajuda para deixar a dependência química. O balanço foi feito pelo pastor Tômio Carlos Roberto da Silva, atual diretor da unidade.
Depois de permanecer funcionando por 10 anos em Falcão, os atendimentos do Crer passaram a ser feitos em Amparo, no Vale do Piniel, localizado na estrada que sai de Volta Redonda, nº 14.800, já em Barra Mansa. “O nosso público é de pessoas que vivem à margem da sociedade, como os dependentes químicos. E no Crer trabalhamos para resgatar a vida desses dependentes, mostrando a eles que existe uma solução”, disse.
Segundo o Pastor, a base do tratamento no Crer é de ordem espiritual, mas também são incluídas terapias em grupo, oficinas, serviços com horta comunitária e tratamento com animais. Com isso, as pessoas seguem um cronograma diário de tarefas.
– A unidade está atendendo atualmente 43 internos, mas tem capacidade de atender até 100 pessoas, que permanecem por um período de até seis meses. O Crer tem um responsável técnico que é médico, mas também trabalhamos em parceria com o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga) de Volta Redonda e Barra Mansa. Também temos parceria com psicólogos, que fazem um acompanhamento dos internos e seus familiares – explicou o pastor.
O responsável pelo Crer ressalta que para ingressar na instituição é necessário passar por uma triagem, que ocorre todas as quintas-feiras na Igreja do Bairro Voldac. “Na segunda-feira realizamos reuniões na IPV da Voldac às 19h com os familiares dos internos, onde tratamos da codependência das famílias com psicólogos e voluntários. A família acaba adoecendo por causa do ente querido e precisa de um acompanhamento também”, declarou.
O diretor do Crer lembrou que o trabalho na instituição foi iniciado pelos bispos José Elias e Djalma. “No meu caso, eu sou fruto da Comunidade de Reabilitação Reviver ‘Crer’. Quando eu cheguei lá eu entrei como dependente, há 19 anos. E através do Crer eu fui me fortalecendo como ser humano e conhecendo a Deus”, disse.
– Com o passar do tempo eu fui me capacitando e estudando dentro da Igreja através de diversos cursos, incluindo os relacionados à dependência química. Já a partir de 2005 me tornei coordenador do Crer, onde atualmente atuo como diretor da instituição. E hoje, eu e mais alguns ex-internos realizamos palestras junto a escolas e empresas com o tema sobre o uso abusivo de drogas e suas consequências – destaca.
Para se manter em funcionamento, o diretor Tômio ressalta que a comunidade de reabilitação recebe contribuições voluntárias de alguns familiares de dependentes, além de doações de mercados e empresários parceiros. No entanto, a Igreja Presbiteriana Viva é a maior mantenedora do programa.

You may also like

1 comment

ADEMAR MARCOS DE OLIVEIRA 2 de setembro de 2019, 09:06h - 09:06

Em busca da recuperação, não pode haver limites, para estar bem, principalmente estar em paz e querer viver limpo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996