Paraty- Dos dias 18 a 22 de novembro, a Casa da Música de Paraty celebra dez anos de existência.
Neste período, sempre às 18h, haverá uma série de concertos no Auditório da Casa da Cultura de Paraty. Para marcar a data, será exibido um mini documentário, em que alunos e equipe de coordenação se unem em depoimentos, contando histórias que se entrelaçam à história da Casa da Cultura. O documentário será exibido diariamente.
Desde sua fundação em 2014, a Casa da Música de Paraty tem sido um refúgio de aprendizado e inspiração, oferecendo educação musical gratuita para crianças e jovens da região. O projeto, que começou pequeno e logo se expandiu, conquistou uma sede própria e tornou-se um polo cultural, promovendo não só aulas, mas também apresentações e experiências transformadoras. Sob a condução de educadores dedicados, a Casa fortalece a identidade cultural local e oferece oportunidades de crescimento artístico.
Atualmente, a Casa da Música conta com 290 alunos, 22 modalidades de ensino, atende 52 bairros e oferece 372 horas mensais de aula. As modalidades incluem cavaquinho, coral infantil e juvenil, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, teoria musical, violão para iniciantes e avançado, violino, viola, violoncelo, entre outros. As práticas de conjunto são o coração dessa experiência, incentivando os alunos a desenvolverem coesão e sociabilidade, enquanto se preparam para apresentações que fazem parte do calendário cultural da cidade.
A programação, totalmente gratuita, começa na segunda-feira (18) com apresentações de Violino, com o professor Marcelo Campos, Violoncelo, com a professora Daiane Andrade, e Piano, com o professor Zayin Zamba. Na terça-feira (19), será a vez de Saxofone e Flauta, com o professor Roberto Finizio, do Grupo de Choro, com o professor Felipe Karam, e da Prática de Conjunto, com o professor Franco Lorenzon.
O Festival terá apresentações especialmente destacadas na quarta-feira (20), e na quinta-feira (21), quando os grupos estáveis da Casa vão mostrar sua arte. Na quarta, o Quarteto de Violões, a Orquestra de Violões e os Solos serão conduzidos por André Pantera, com um repertório que mescla a música popular brasileira e elementos eruditos. Na quinta, o palco será da Camerata de Cordas, formada por violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, sob a batuta de Rafael Gandolfo.
Encerrando as comemorações na sexta-feira (22) haverá apresentações de Escaleta, com o professor Anderson Della Vechia, Flauta e Percussão, com a professora Natália Gularte.
SERVIÇO
Festival Casa da Música Paraty
e 18 a 22 de novembro, 18h
Auditório da Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 194, Paraty
Entrada Gratuita
Programação:
18 de novembro, às 18h: Violino (professor Marcelo Campos), Violoncelo (professora Daiane Andrade), Piano (professor Zayin Zamba)
19 de novembro, às 18h: Saxofone e flauta (professor Roberto Finizio), Grupo de choro (professor Felipe Karam), Prática de conjunto (professor Franco Lorenzon)
20 de novembro, às 18h: Orquestra de Violões, Quarteto de Violões, Solos (professor André Pantera)
21 de novembro, às 18h: Camerata de Cordas, Quarteto de Cordas, Grupo de Violoncelos (professor Rafael Gandolfo).
22 de novembro, às 18h: Escaleta (professor Anderson Della Vechia), Flauta (professora Natália Gularte), Percussão (professora Natália Gularte)