Conferência vai discutir direitos da mulher

by Diário do Vale
CPI

Pioneiro: Pedido para projeto ser levado para Resende foi feito por Ana Paula Rechuan durante CPI da Violência contra Mulher da Alerj (Foto: Divulgação)

Resende – A Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realiza na próxima sexta-feira (11), a IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que acontece das 8 às 18 horas, na Casa da Amizade. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a conferência é aberta à participação do público em geral, que pode atuar como convidado, ou como delegados, com direito a voto. Nesse segundo caso, os delegados são indicados pelas entidades que atuam com o atendimento à mulher no município.
Além disso, a luta das mulheres que sofrem violência ganha um reforço com o lançamento do Projeto Via Lilás, que chega a Resende, único município do interior do estado a recebê-lo. A conquista da interiorização do projeto aconteceu por meio de um pedido apresentado pela deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) após audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Mulher da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), realizada em Resende em junho.
– Este projeto inclui uma série de ações que foram implementadas no Rio, e Resende será o único município do interior a recebê-lo, por dispor de uma rede de proteção à mulher, formada pela Coordenadoria da Mulher, pelo Conselho Municipal e pelo NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) – salientou Vani.
Dentro do projeto, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e a Prefeitura inauguram, na sexta-feira, dia 11, às 12h, um totem interativo, com um computador que reúne informações importantes sobre a violência doméstica, leis de garantia dos direitos das mulheres e informações sobre os serviços disponíveis para que ela possa denunciar abusos e violência e sobre a rede de proteção, saúde e segurança. O totem ficará instalado no Hospital de Emergência.

Programação

A Conferência Municipal de Políticas para Mulheres tem início às 8 horas com o credenciamento dos participantes. Às 9h30 acontece a abertura oficial pelo prefeito José Rechuan, pelo secretário de Relações Comunitárias, Ubiratan de Oliveira, e a coordenadora da Mulher, Vani Vasconcelos.
A partir das 10 horas tem início um ciclo com três palestras. A primeira, com o tema “Políticas Públicas para Mulheres”, será ministrada pela superintendente de Enfrentamento à Violência do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Valle Motta; logo a seguir, a jornalista, ex-prefeita e ex-deputada estadual Inês Pandeló ministra a palestra “Mulher e Poder”; enquanto que a última palestra será feita pela integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), Maria da Conceição dos Santos, sobre “A importância dos conselhos de direitos da mulher”.
A conferência fará um intervalo para o lançamento, às 12 horas, do Projeto Via Lilás, no Hospital de Emergência. E após o almoço, os conferencistas retornam à Casa da Amizade para a formação dos grupos de trabalho que irão debater políticas de enfrentamento da violência e fortalecimento da autonomia da mulher e as propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, além da eleição dos quatro delegados que representarão Resende nesta conferência.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996