Congresso sobre Saúde discute zika e chikungunya

by Diário do Vale
Tema foi escolhido pela comissão organizadora visando alertar para o perigo de epidemias da doença (foto: Divulgação)

Tema foi escolhido pela comissão organizadora visando alertar para o perigo de epidemias da doença (foto: Divulgação)

Barra Mansa  – O III Congresso em Saúde UBM foi aberto oficialmente na noite de quarta-feira (19) com a palestra sobre “Doenças emergentes: febre do vírus da zika e a febre de chikungunya”, ministrada pelo médico infectologista Rodrigo Cuiabano Paes Leme. A abertura do evento aconteceu no Ricardo Buffet, no Conforto, em Volta Redonda. As palestras serão ministradas no auditório do UBM. De acordo com a professora Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves, coordenadora da COPEP (Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação) do UBM, a escolha do tema foi oportuna devido ao surto das doenças registrado no país no verão passado.

– Com a chegada do verão de 2017, a comissão organizadora do congresso achou o tema relevante para apresentarmos aos nossos alunos na abertura – explicou Rosa.

Rodrigo tem experiência em controle de infecção hospitalar e trabalha na Prefeitura de Volta Redonda na área de Infectologia. “É preciso despertar o olhar para o que está acontecendo e nos perguntarmos para onde vamos em relação a essas doenças com foco no Brasil”, apontou Rodrigo, explicando que as doenças emergentes são caracterizadas pelo grande potencial de disseminação em determinada população.

Ontem, as atividades tiveram continuidade no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, no UBM. A primeira teve a presença da médica e professora Cyntia Ferreira de Oliveira – Uerj/Inca, e do professor especialista Gustavo Lima Franco da Academia Best Training. A professora e médica Carine Naldi Sawtschenko participou da mesa redonda sobre “Desafios para o Controle da Obesidade”.

A palestra “Alterações no Sistema Nervoso Entérico na Doença de Parkinson: Um novo olhar para fora do Sistema Nervoso Central” foi ministrada pela pesquisadora Beatriz Bastos de Moraes Thomasi  do Laboratório da Interação Neuro-Glial, do Departamento de Neurobiologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

Hoje, ultimo dia do congresso, haverá a apresentação de trabalhos de pesquisa em pôsteres no prédio 2, sala 105 (ao lado do Salão Nobre). A apresentação oral será realizada na Biblioteca Central.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996