Congresso Técnico para Olimpede acontece nesta sexta-feira em Volta Redonda

by Diário do Vale
Destaque: Olimpede é considerada o maior evento esportivo de inclusão social para pessoas portadores de deficiências no Brasil (Foto: Arquivo)

Destaque: Olimpede é considerada o maior evento esportivo de inclusão social para pessoas portadores de deficiências no Brasil (Foto: Arquivo)

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) realiza nesta sexta-feira (28), às 15h30, na Ilha São João, em Volta Redonda, o Congresso Técnico para a Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência) 2015. Para o congresso são esperados representantes das mais de cem entidades que participarão da Olimpede. No evento, é feita uma capacitação das equipes de trabalho, com palestra de um representante do Comitê Paralímpico ou da Andefi (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos). O objetivo é fazer melhor essa integração, passar informações importantes para a boa organização da Olimpede e tirar dúvidas.

Neste ano, a Olimpede será realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro. A olimpíada foi lançada pela prefeitura de Volta Redonda em 1987, e é considerada o maior evento esportivo de inclusão social para pessoas portadores de deficiências no Brasil.
A expectativa em 2015 é reunir cerca de 2,1 mil atletas, além de 125 técnicos, 250 acompanhantes, e 180 pessoas no apoio, totalizando cerca de 2,8 mil pessoas envolvidas diretamente na competição, que é exemplo de política pública de inclusão social. Um total de 125 entidades de 50 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, já confirmaram participação.
A novidade anunciada pela secretária para a edição deste ano, de acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, é a utilização das pistas de atletismo da Arena Esportiva, que está sendo construída no bairro Voldac, ao lado do 28º Batalhão da Polícia Militar. As provas de atletismo são caminhadas de 25 metros, corrida de 100 metros, salto em distância sem corrida, arremesso de peso e lançamento de pelota.
O ginásio da Ilha São João vai receber jogos de tênis de mesa, arremesso à cesta e futsal. Os cadeirantes fazem ainda prova de pista com caminhada de 25 metros cadeirantes e caminhada de 25 metros com muletas. São realizadas ainda partidas de dama, xadrez e dominó no ginásio da Ilha São João, além de cabo de guerra na quadra de areia, voleibol especial e futsal.
Rose informou ainda que a competição movimenta vários setores da economia na cidade, como transporte, alimentação, hospedagem, confecção de camisas e bonés, medalhas, segurança e apoio.
– Todos esses serviços dependem da escolha por licitação pública para a contratação. Nós já enviamos um projeto para o Ministério do Esporte, com um pedido de verba de R$ 700 mil, com uma contrapartida de R$ 85 mil do município – explicou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996