>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 19:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Conselheiro alerta sobre aumento de pedintes

Conselheiro alerta sobre aumento de pedintes

Matéria publicada em 25 de novembro de 2017, 17:00 horas

 


Volta Redonda – Com a aproximação do final de ano e das festas natalinas, é comum observar pelas ruas de Volta Redonda e das cidades da região um aumento significativo de mulheres acompanhadas de crianças pedindo esmolas. Mas o Conselho Tutelar de Volta Redonda adverte que não é recomendável dar dinheiro para não incentivá-las a permanecer nas ruas.

De acordo com o conselheiro geral do Conselho Tutelar 01, Geraldo Antônio, nesta época do ano muitas famílias carentes acompanhadas de crianças acabam se deslocando para os grandes centros. Em alguns casos, chegam de cidades vizinhas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas e obter algum tipo de ajuda.

– Em torno de 85% dos pedintes da cidade vem de fora e é muito comum nesta época do ano encontrar mulheres pedindo esmolas nas ruas dos grandes centros com seus filhos muitas vezes de colo ainda, e em alguns casos até vendendo algum tipo de produto como pano de pratos ou doces. Neste caso o conselho tutelar aconselha a população não dar esmolas ou ajuda em hipótese alguma e comunicar ao conselho através do 08000250485 ou pelo tel. 33399610. Nós temos consciência dessa prática e sempre abordamos essas pessoas em locais de grande concentração de pessoas como na Vila Santa Cecília ou na Amaral Peixoto – afirma.

Geraldo afirma ter ciência também da existência de mulheres que se intitulam ciganas e circulam pela Vila e Amaral Peixoto, acompanhadas de crianças de colo e vendendo panos de pratos.

– Neste caso quando abordadas elas apresentam seus documentos e das crianças, comprovando serem realmente mães dos pequenos. Mas conversamos e explicamos que elas até podem vender o pano de prato ou qualquer outro produto, desde que estejam sem a criança nas ruas. Neste caso elas estão violando o direito dessa criança. O conselho tutelar neste caso não pode abordar esta mãe a força e encaminhá-la para outro local – explica.

O conselheiro explica que para retirar uma pessoa com criança das ruas, só com uma ordem judicial. Mas se for comprovado que aquela criança está numa situação de precariedade ou sofreu maus tratos, neste caso o conselho tem autonomia para chamar a Guarda Municipal ou a Polícia Militar e tomar as devidas providências legais.

Dificuldades: Crianças ficam nas ruas junto com pais em busca de esmolas (Foto: Arquivo)

Dificuldades: Crianças ficam nas ruas junto com pais em busca de esmolas (Foto: Arquivo)

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

36 comentários

  1. Maria Aparecida Balarin

    Gente, todos nós já tivemos momentos difíceis em nossa vida, seja na casa de nossos pais ou no começo da vida adulta, mas duvido que alguém foi pedir esmola nas ruas!!Foram sim, correr atrás de qualquer serviço, babá, lavar ou passar roupas , cortar grama, fazer salgadinhos, doces,vender qualquer coisa, etc!!Acho vagabundagem mesmo!!Fazer filhos para os outros criarem eles sabem, porque é através das crianças que eles tentam sensibilizar as pessoas a darem esmolas!!!!!

  2. essa mulher esta usando a criança, sera que e dela, isso tem aos montes, acho que a autoridade competente tem que investigar.

  3. As pessoas que retornaram às ruas de Volta Redonda para pedirem esmolas, são as mesmas que a pouco tempo estavam empregadas e/ou com programas sociais auxiliando. Mas pra que isso, se a gente, representada pela GLOBO, acha que acabar com os programas inclusivos não é incentivar a miséria e o crime. PARABÉNS QUEM FOI PRAS RUAS E TIROU A PRESIDENTE HONESTA e deixou juízes corruptos, políticos corruptos e legislativo corrupto. Agora, sem a CLT, SUS, programas sociais e aumento do desemprego, a coisa só piorará no Brasil, quiça em Volta Redonda. ANTES DE FAZER, PENSE!!!

    • Mas tem gente que pede, mas se vc oferece uma trouxa de roupa para passar, uma grana para cortar a pessoa não aceita.
      Quer viver às custas dos outros ou do governo.

    • Vc não tem noção do que fala, os órgãos públicos disponibilizam recursos para que ninguém peça $ e comida na rua, vc não tem que dar e a prefeitura coibir , no tempo do gordo isso não acontecia

    • Presidenta honesta ??? KKKKk Me poupe cara. Você tá chiando porque com certeza tinha uma mamata no governo Ptralha. Vai trabalhar.

    • Meu Jesus… quanta besteira em m comentário. Mas a culpa rec rec do samuca… tarifa zero,zero também de noção, Cultura, informação entre outros…

  4. Realmente aumentou muito a quantidade de pedintes em nossa cidade culpa disso é da CSN que está demitindo a rodo, os ex funcionários não tem qualificação, quando trabalhavam na empresa só sabiam apertar botões e se diziam operador de painel aí hoje estão desempregados e como não existe essa profissão no mercado de trabalho explica-se o porque do aumento de pedintes na cidade, só lembrando que esse número tende a aumentar após a CSN implantar o turno de 8 horas pois demissão em massa com certeza acontecerá

  5. Conheço uma grande cidade no sul do Brasil que não tem mendigos e pedintes. Não tem porque o povo não deixa.

  6. É visivel o aumento dos pedintes devido a crise que os governos instalaram no país, isso é até aceitavel, oque não é são os que são abusados, bebados e drogados. Pois para drogas não faltam dinheiro. Mas ainda pior são os FLANELINHAS que estão infestando todos os bairros da cidade e o prefeito nada faz para inibir. Esta semana, vi na Vila Santa Cecilia, “flanelinhas” que trabalham nas empreiteiras como profissionais de mecanica e outras profissões. E o pior, com cigarro de maconha na boca. Onde esta o Sr. prefeito para inibir esse crime???? Ou esta esperando VR virar Rocinha, Morros de Angra dos Reis, Vidigal, Morro do Alemao para somente depois dizer que, as drogas é responsabilidade dos governos federais ?????? Aja antes que vire Rocinha.

  7. é uma situação muito dificil !!! VR ta cheia de esmoler .. fico triste demais com isso , muitas crianças . cade as pastorais , os evangelicos ,, só prestam pra pedir dinheiro para si … mas ajudar esse povo nada!

    • Lugar de criança é na escola e creche.
      Se o pai ou mãe vai pedir é outra história.
      Mas eles levam, mesmo que tenham com quem deixar para sensibilizar.

  8. É tão fácil acabar com isso …

  9. E só esses “conselheiros” sair da comodidade e andar 5 minutos na cidade e encontrarão pedintes com crianças, e são muitos, não justifica esperar alguém ligar para denunciar. Quando há interesse o Conselho tutelar aparece em minutos.

  10. Tem um individuo deficiente que pede esmola na entrada da CSN na vila… Outro dia sugeri a ele que comprasse umas balas e vendesse aos motoristas, pq esse ato passaria a ideia que ele estava trabalhando….Ele so nao fez como continua pedindo… Ou seja ..
    Nao quer nada com o trabalho.. Continua la pq tem otario que o alimenta.

  11. Pessoal embora cada um faca o que quiser com aeu dinheiro, a esmola estimula a vagabundagem….

  12. Papo furado desse conselheiro. Então as crianças na rua pelas calçadas o dia inteiro debaixo de sol e chuva não configura MAUS TRATOS ? Não querem é trabalhar esse pessoal do C.T. É uma vergonha pela cidade toda nos centros comerciais de VR. A Vila também está lotada de flanelinhas, e hoje pela manhã fui abordado por um senhor e falei para ele que naquele local era parquímetro e eu iria colocar o Tíquete. Ele me disse então ” aqui não tem essa de tíquete não, a área é minha” . Eu retruquei e disse para ele que ia chamar a GM. Aí o cara deu linha.

  13. comentarista de comentarios

    Essa da foto tem que ser presa.

    Já vi. É saudável, nova, forte, em vez de fazer filho devia fazer o favor de trabalhar.

    Não dou um centavo, e se pudesse, dava uma cadeia nela.

  14. Coxinha de Mortadela

    Dar tapa na cara de quem apoia mulheres com crianças na rua. Criança em risco e ignorantes achando que esmola é ajuda. Uma criança dessas não sai da rua jamais.

  15. Estas crianças estão sofrendo maus tratos, a PMVR não quer tomar providências, as crianças ficam expostas o dia inteiro ao respingo da chuva. Ficam desidratadas, com fome e chorando. Meu coração corta, mas se você falar com elas brigam.

  16. LULA 2018 CONTRA A FOME

    O dinheiro é MEU e ajudo quem EU quiser. Ninguém vai direcionar pra onde devo dirigir ajuda. Muito fácil deixar gente passando fome. O que o conselho faz? Junto tudo no ônibus e descarrega em outra cidade ou ajuda essas pessoas?

  17. Perto do horti Fruti na Vila tem mulher com crianças e pela Vila agora , tem homem, mulher, crianças.
    Junto da praça Brasil tem, perto do shopping tem …

  18. Piada né , o que se diz conselheiro vir dizer que tem que ligar para conselho tutelar … as atendentes péssimas, mal educadas e eles nada fazem eu já liguei várias vezes pq moro na vila e está cada dia pior estas cenas tristes de um monte de mulheres que não querem procurar emprego e usam as crianças para pedir esmolas.
    Conselho tutelar em Volta Redonda é só de enfeite ….

Untitled Document
close