Coordenação de Bem Estar Animal fiscaliza e incentiva adoção responsável

Por Diário do Vale

Espaço de Adoção ‘Família Animal’ acontece durante a ‘Rua de Compras’
(Foto: Arquivo – Secom PMVR)

Volta Redonda- A Coordenação de Bem Estar Animal, implantada pela secretaria municipal de Meio Ambiente, promoveu a sistematização do trabalho com os animais em Volta Redonda. Em cinco meses, o departamento trabalha com o canal de denúncia, por meio do Fiscaliza VR, além da fiscalização periódica pela Guarda Ambiental, com carro e motos; a autuação e aplicação de multa para tutores irresponsáveis; castração dos animais fiscalizados; trabalho de acompanhamento com acumuladores de animais, oferecendo castração e propondo adoção; resgate, esterilização e soltura dos animais comunitários; e o Espaço de Adoção “Família Animal”.

De acordo com a coordenadora de Bem Estar Animal, Alexsandra Fernandes, o município realizou três edições do Espaço de Adoção “Família Animal”, sempre dentro do evento Rua de Compras.
– O primeiro foi em junho, na Amaral Peixoto, em seguida no Santo Agostinho e mais recentemente, no dia 10 de agosto, foi realizado na Vila Santa Cecília – lembrou, acrescentando que o evento estará em todas as Ruas de Compras, mas deve se tornar mensal.

O Espaço de Adoção “Família Animal” registra 37 animais adotados. Na primeira foram adotados nove cães e dois gatos; na segunda, os números se repetiram; e na terceira edição oito cães e sete gatos conseguiram um novo lar. Todos os animais disponibilizados para adoção neste evento estão vacinados com a antirrábica e múltipla, vermifugados, testados contra leishmaniose – no caso dos cães, e castrados ou com castração garantida pela secretaria.

O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, informou que as ONGs e grupos de proteção animal de Volta Redonda são responsáveis pelos animais que são disponibilizados para adoção. As instituições permanecem com os animais durante todo o evento e retornam com os que não foram doados.
– Temos que deixar claro que incentivamos a adoção responsável e realizamos o trabalho de fiscalização para garantir o bem estar do animal – falou Ruiz, lembrando que ser maior de 18 anos, apresentar Documento de Identidade e CPF, além de comprovante de residência, são pré-requisitos para adotar um animal.

Ele lembrou ainda que a secretaria enviou à Câmara Municipal propostas para implantar a obrigatoriedade do registro de identificação (microchipagem) em animais domésticos e também para autorizar a Administração Municipal firmar convênio com ONGs e empresas privadas, visando a defesa e o bem-estar dos animais.
– Também queremos promover programas educativos contínuos para proteção, o bem-estar e a guarda responsável dos animais – disse Maurício.

A Coordenação de Bem Estar Animal, além de cuidar dos animais domésticos, que são encaminhados para adoção, também atua com apreensão de animais silvestres vítimas de maus tratos; e faz o resgate, quarentena e soltura de animais silvestr es no habitat natural. Para isso, a equipe do setor é composta pela coordenadora Alexsandra Fernandes, quatro guardas municipais ambientais, um fiscal, uma veterinária e um motorista.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, instituiu, em 2017, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, o que despertou a necessidade de criação da Coordenação
de Bem Estar Animal dentro da secretaria de Meio Ambiente.
– A implantação do setor atende um desejo da população que está cada vez mais sensível quanto ao bem-estar animal, incomodada ao presenciar casos de maus tratos. Essa mudança de mentalidade exigiu que a gestão pública também adequasse suas políticas para atender essa necessidade. E estamos buscando cada vez mais crescer na área de proteção e defesa dos animais, onde temos muito ainda para avançar – afirmou o prefeito, informando que o conselho municipal está elaborando o Plano Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, para resguardar os diretos dos animais de forma permanente, não só nessa gestão.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996