quarta-feira, 28 de julho de 2021 - 17:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Corte de árvores fica suspenso em Volta Redonda

Corte de árvores fica suspenso em Volta Redonda

Matéria publicada em 21 de fevereiro de 2017, 20:54 horas

 


Medida ocorre em acordo com o ciclo da lagarta; período de até 30 dias que deve ser respeitado conforme legislação ambiental

Somente urgência: Poda e corte de árvores só ocorrerá em casos de risco à segurança da população (Foto: Arquivo)

Somente urgência: Poda e corte de árvores só ocorrerá em casos de risco à segurança da população (Foto: Arquivo)

Volta Redonda – O corte de árvores está suspenso em Volta Redonda. A medida ocorre em acordo com o ciclo da lagarta e deve durar até 30 dias. O animal utiliza o mês de fevereiro para se alimentar e se preparar para o ciclo da pupa – quando se envolve no casulo e fica até a transformação em borboleta.

O período deve ser respeitado conforme legislação ambiental e cortes só poderão ocorrer por meio de uma autorização da secretaria municipal de Meio Ambiente (SMMA). O descumprimento pode acarretar em multa, visto que a prática é um crime ambiental.

Segundo a prefeitura, durante o ciclo, muitas pessoas costumam acionar a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos de Volta Redonda, solicitando a poda ou corte de árvores, devido à presença das lagartas, além das folhas que caem por conta da alimentação do animal.

– Não podemos cortar a árvore por conta do desfolhamento, nem colocar veneno para matar as lagartas. Só serão cortadas as árvores que estejam atrapalhando a fiação ou que apresentem risco de queda – explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Toninho Oreste, acrescentando que os serviços de limpeza da cidade continuarão normalmente no período.

Quem quiser cortar árvores por conta própria dentro de seu lote só poderá fazê-lo após o ciclo da lagarta. A pessoa deverá ligar para (24) 3350-7123 e pedir autorização à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nesse caso, o corte é por conta do cidadão, que deve pagar pelo serviço.

Ciclo da lagarta

O período teve início na última semana e dura entre 20 e 30 dias. As lagartas atacam folhas verdes – principalmente palmeiras, sejam elas decorativas, florais, de coco, de palmito, entre outras, deixando os galhos completamente destruídos. Embora tenham aparência assustadora para alguns, as lagartas são inofensivas, não causam mal ao ser humano.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

19 comentários

  1. SÓ DIGO UMA COISA, ACHO TERRÍVEL ESSE CORTE DAS ÁRVORES! ISSO PARA MIM É UM CIME CONTRA A NATUREZA! SE PODAR É DEIXAR A ÁRVORE NESTE ESTADO EM QUE FICOU ESSA DA FOTO, POR CAUSA DA FIAÇÃO, PARA MIM MAIS PARECE ESTAR MATANDO A NATUREZA! ESPERO QUE PAREM COM ESTE CORTE E COLOQUEM A FIAÇÃO SUBTERRÂNEA. JÁ TEMOS TÃO POUCAS ÁRVORES, REPLANTAR E CONSTRUIR UM PARQUE AMBIENTAL NESTA CIDADE SERIA RESPEITAR O MEIO AMBIENTE! A EXEMPLO DISSO TEMOS UMA ENORME ÁREA NO AERO CLUBE, TOTALMENTE DESATIVADA. PORQUE NÃO FAZER UM PARQUE COM MUITAS ÁRVORES E PAISAGISMO! COM TANTA POLUIÇAO NESTA CIDADE, ACHO QUE A POPULAÇAÕ MERECE RESPEITO, E UM MEIO AMBIENTE MAIS ARBORIZADO!

  2. Engraçado Vcs só falam das podas e cortes das árvores.
    Vamos pedir para Prefeitura fazer uma arborização em Volta Redonda, agora temos um Partido Verde Administrando nossa Cidade – Samuca

  3. Por falar em administração do Partido Verde, porque as árvores da praça da prefeitura ficam o ano todo “enforcadas” por fios de iluminação de natal?

    • Boa pergunta, nós também já observamos isto…na praça Brasil também…árvores em VR não são respeitadas, inclusive assassinadas muitas vezes sem motivo algum…então não reclamem da poluição!

  4. Luciana Aparecida Pinheiro Rodrigues

    E os pássaros???? Ninguém se importa. Sim, pq quando vejo os funcionários da prefeitura cortando uma árvore, falo sobre os ninhos cheio de ovos e filhotes e ninguém se importa. Isso sim é um crime!

  5. Corte de árvores indiscriminados foi a marca do governo do ex prefeito Neto. Espero que com o atual prefeito realmente haja respeito à natureza.

    • Não sei onde que o ex prefeito fez cortw indiscriminado… Na vila as árvores estão cheia de doenças, quebrando e caindo, e a prefeitura não corta nem poda faz…

  6. Quero denunciar o corte e a poda de árvores ilegais na Av Florestal no são Carlos, inclusive para abrigar construções ilegais. Peço a ação do sr prefeito que é do PV.

    • Inclusive fiz essa denúncia no meio ambiente e nada adiantou…

    • Você bebeu? Então fotografe e mande a foto para o DV publicar e apresentar uma matéria sobre o assunto.

    • Vá a secretária de.meio.ambiente e verifique as duas denúncias, va na avenida florestal e converse com os moradores,.Vc fica atrás de.uma.mesa e nao sabe de nada. Será mostrado a vc onde haviam três árvores e.foram cortadas pela.PMVR para abrigar construções irregulares. NAO FAÇO DENUNCIA VAZIA MEU AMIGO.

    • Se o DV estiver disposto, tem.aieu email, entre em contato que eu passarei as fotos e os registros feitos.na secretaria de meio ambiente.

  7. Elogiável atitude! Entretanto gostaria de aproveitar o espaço no sentido de pedir a atenção da PMVR para a vegetação decorativa dos canteiros centrais da rua 33! Estão muito altas, dificultando o contato visual entre os veículos e pedestres, o que pode provocar acidentes graves, visto a falta de cuidado e educação imutáveis dos atores envolvidos nessas cenas diárias!

  8. Devia ser proibido a pode de arvores durante toda a primavera e verão, pois é o período em que a maioria das aves nidificam, e com estas podas, muitos ninhos, ovos e filhotes são destruídos. Um crime!

  9. É verdade, mas em Volta Redonda tem muitas arvores podres e velhas, principalmente no bairro laranjal.

    • Podre? prove então….Velhas? Não quer dizer nada, se estão em bom estado de saúde não justifica o corte e em alguns casos uma poda mais radical resolve-se esta situação.. ou nunca, não reclame das partículas e o ar pesado desta cidade

  10. A poda que fazem é cortar todos os galhos que contém as folhas. Fazendo isso interrompem a circulação da seiva o que causa a morte da árvore.

    Eu realmente nem imagino o que passa pela cabeça de quem faz isso. E pior, ainda deixam o tronco da árvore na altura de um metro, talvez para exibir como TROFÉU o mal feito deles. Triste!

    Existe um TROFÉU deixado na descida do viaduto para a Rodoviária, ou logo após o pequeno viaduto da rodoviária para a Prefeitura acima do final da rua da Amaral Peixoto.
    Sei lá: quem fez aquela maldade e quem mandou deve passar por ali e se gloriar do mal feito para a sociedade.

  11. Podas radicais fora de época é a mesma coisa que condenar a árvore.

Untitled Document