sexta-feira, 14 de maio de 2021 - 09:35 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Creas em Barra Mansa ganha nova sala lúdica para atendimento a crianças

Creas em Barra Mansa ganha nova sala lúdica para atendimento a crianças

Matéria publicada em 28 de abril de 2015, 18:44 horas

 


Novidade: Espaço foi reformado e agora conta com novas opções de brinquedos e atividades (Foto: Divulgação)

Novidade: Espaço foi reformado e agora conta com novas opções de brinquedos e atividades (Foto: Divulgação)

Barra Mansa

Como atender crianças em situação de vulnerabilidade social? O Creas (Centro de Referência em Assistência Social) de Barra Mansa deu mais uma mostra de como utilizar brinquedos e atividades lúdicas pode ajudar a entender as dificuldades que os assistidos encontram em casa. A unidade, ligada à secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, ganhou uma nova ferramenta para os atendimentos às vítimas de violência. A sala de atividades foi reformada e ganhou novos brinquedos, jogos e mobiliário que estimulam as crianças a relatarem de forma não verbal os problemas que trazem consigo.
– Com jogos e brincadeiras voltados, exclusivamente, para o atendimento às crianças, conseguimos deixá-las mais à vontade. Assim, elas expressam a situação que vivenciam em casa de forma mais natural, sem recordar os traumas – explicou Rozana Aparecida Souza, coordenadora do Creas. Além dos atendimentos às crianças em situação de vulnerabilidade social, a nova sala é usada como espaço de recreação.
– Muitas famílias frequentam a unidade e as crianças e adolescentes que aguardam seus pais serem atendidos, podem fazer uso dos brinquedos e jogos enquanto não há atendimento agendado na sala – frisou Rozana.
Os temas inclusão social e preconceito também foram inseridos nas novas atividades da sala lúdica.
– Adquirimos jogos que debatem esses assuntos junto às crianças. Por meio desses conceitos, conseguimos trabalhar novas dinâmicas de atendimento e identificar as reais necessidades das crianças assistidas – relatou a coordenadora.
O Creas é responsável pelo atendimento de vítimas de violência e outros abusos, entre crianças, mulheres, idosos e pessoas com necessidades especiais. Os atendimentos são feitos mediante encaminhamento dos Cras (Centro de Centro de Referência de Assistência Social), unidades de saúde, Polícia, Ministério Público e Unidades Hospitalares. O Creas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na Rua Santos Dumont, nº 126, no Centro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document