Crianças e adolescentes atendidos por programa social recebem doação

by Diário do Vale
DSC00139

Solidariedade: Evento de doação teve a desfiles de moda com as crianças
(Foto: Libânia Nogueira )

Volta Redonda – As crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Curumim, no bairro Volta Grande III, tiveram um dia especial nesta segunda-feira (4). Mais de 700 peças de roupas foram doadas através do projeto solidário ‘Aqueça Corações’, parceria entre a Ordem DeMolay, através dos capítulos de Volta Redonda – Wilton Cunha nº 005 e Barra Mansa nº 002, e o Instituto Nissan. A doação foi feita ao longo do dia em uma feira em que cada pessoa teve direito a cinco roupas, além de desfiles de moda com as crianças. Durante todo o dia, mais de 150 pessoas estiveram presentes no evento.

A coordenadora administrativa do programa, Maria Cristina da Silva, comemorou a parceria com a Ordem DeMolay. “É muito importante ter parceiros tão fiéis como eles [DeMolays], que sempre estão abertos a nos ajudar. E já estão envolvidos com a gente. As crianças ficam tão felizes e se sentem tão especiais. Somos muito gratos a toda essa ajuda”, disse a coordenadora que está no programa desde a sua fundação, há 20 anos.

A doméstica Fátima de Oliveira, de 51 anos, é tia de dois meninos que frequentam o programa e ficou contente com o evento promovido e destacou, sobretudo, a importância do Curumim. “Eles participam de todas as atividades e é muito importante para eles terem o que fazer e não ficar na rua”, disse.

Lucas de Menezes Mattos, líder da mobilização, que arrecadou agasalhos, entre os dias 17 e 24 de junho, se surpreendeu com o sucesso da campanha e também do evento. Após essa entrega, as instituições SOS e dois asilos também receberão as doações.

Atualmente, há 16 pessoas na equipe do programa, entre professores, psicopedagogo, fisioterapeuta, entre outros funcionários. De segunda a sexta-feira, são realizadas atividades como taekwondo, zumba, música, além dos atendimentos de saúde de acordo com as necessidades das crianças e adolescentes. A coordenadora administrativa do programa, Maria Cristina da Silva, destacou que os horários das atividades de cada participante é de acordo com o horário escolar e, portanto, as crianças e adolescentes podem frequentar diariamente, no entanto, em meio período. O Curumim oferece ainda café da manhã, almoço e lanche, conforme o horário da atividade de cada um.

A sede tem enfrentado problemas de infraestrutura e falta de manutenção, devido à falta de repasse financeiro. Segundo Cristina, os banheiros estão sem chuveiro e os ventiladores não funcionam. Além disso, a pintura do local foi feita pelos próprios funcionários recentemente. Mas, ela ressalta que apesar dos problemas, o atendimento não deixa de ser feito. “Mesmo com esses problemas, as crianças não vão deixar de receber o café da manhã, o almoço e o lanche”.

Mantido pela Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, o Programa Curumim realiza um trabalho preventivo que atende crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, em que parte delas possui algum tipo de deficiência. O objetivo principal é propiciar o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes das periferias, através de atividades esportivas e recreativas, tendo assim, seus direitos respeitados e resguardados. A sede fica na Rua 1037 A, sem número, no bairro Volta Grande III.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996