Crossfit é a mania do momento em Barra Mansa

by Diário do Vale

cros fit

Barra Mansa – O crossfit, uma modalidade ainda pouco conhecida, mas que garante ótimos resultados para quem deseja, entre outros benefícios, ganhar força, melhorar o condicionamento físico e muscular, vem conquistando cada vez mais adeptos na região. Na região, já existem até academias especializadas somente para esse tipo de atividade. Em Barra Mansa, o professor de educação física Israel Ruiz de Oliveira, de 28 anos, foi pioneiro e inaugurou, há quase um ano, uma academia só para o crossfit.

De acordo com ele, que antes dava aulas em outras academias e também trabalha como personal, a ideia de montar a academia surgiu em decorrência da grande aceitação do público a esse tipo de atividade.

– O crossfit vem crescendo muito no Brasil. Como já pensava em investir em algo próprio, me especializei nessa modalidade, em cursos no Rio de Janeiro e trouxe a academia para Barra Mansa – conta o professor.

Conforme explica Oliveira, o crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardiorespiratório. São exercícios elaborados com base nos treinamentos do Exército e da Marinha dos Estados Unidos e também de atletas olímpicos.

– É uma atividade que proporciona condicionamento físico, muscular, ajuda a melhorar a coordenação, força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade e que garante muito vigor a quem pratica. Tem sido muito procurada, principalmente pelas mulheres, por ter um gasto calórico muito alto, podendo garantir a perda de até mil calorias por aula – destacou o professor.

Conforme explicou, o principal equipamento para a pratica do crossfit é o próprio corpo. No entanto, durante as aulas, também são utilizadas técnicas e equipamentos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros. Embora sejam exercícios intensos, a modalidade tem conquistado cada vez mais o publico feminino. Prova disso é que 50% dos alunos são formados por mulheres.

– Nosso público é muito diversificado e as mulheres estão cada vez mais interessadas pelo crossfit. É, sem dúvida, a atividade física do momento e, com a chegada do verão, acredito que a procura na academia deve aumentar em até 80%. Isso porque, além de ser uma novidade, é uma modalidade que vem sendo muito difundida, principalmente por pessoas que a praticam – salientou o professor.

A academia especializada em crossfit, em Barra Mansa, fica no bairro Boa Sorte.

Crossfit para a comunidade

Na semana passada a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa promoveu um aulão de crossfit no espaço da Academia ao Ar Livre, no Centro. A atividade normalmente é realizada nas dependências do Centro de Lazer Feliz da Vida Santa Rosa, mas pela disponibilidade do local também pode ser realizada na academia. O aulão serviu para divulgar a modalidade que, no município, é oferecida gratuitamente à comunidade tanto no Centro de Lazer do Santa Rosa, como também no que funciona no bairro Vila Nova.

Conforme destaca o professor de educação física, Thiago de Castro Monteiro, gerente do Centro de Lazer, a ideia em implantar o crossfit nos dois centros foi uma forma de atrair um público jovem, já que o espaço de ser prioridade apenas para idosos. Ele conta que a procura pelo crossfit vem aumentando a cada dia que, hoje, somente no Santa Rosa já são cerca de 120 alunos, com idades que variam de 17 a 59 anos.

– Nossas turmas são predominadas por jovens, mas o crossfit é uma aula indicada para todos os perfis de pessoas, pois trabalha a respiração, velocidade, resistência e a força. Quem começar agora vai participar da aula normalmente, mas em um ritmo mais lento até que esteja apto a acompanhar o restante da turma – disse Thiago, ao informar que ainda há vagas para a modalidade.

Os interessados em participar das aulas de Crossfit devem comparecer ao Centro de Lazer Feliz da Vida Santa Rosa, com documentos pessoais e um atestado médico liberando a prática de atividades físicas. As aulas são gratuitas e realizadas todas às terças e quintas em dois horários: das 17h às 18h e das 18h às 19h.

 Aprovado pelas mulheres

Aluna de crossfit no Centro de Lazer Feliz da Vida do bairro Vila Nova, a assistente administrativa, Daniele Tavares Silva, de 33 anos, faz parte do público feminino que aprovou as atividades do crossfit. Conforme conta, ela descobriu a modalidade há cerca de dez meses. Ela, que havia se matriculado no Centro de Lazer para aulas de ginástica localizada, ao chegar para a primeira aula foi informa de que o horário havia sido mudado e que, na verdade, a aula seria de crossfit.

– Como já estava lá, resolvi fazer, para experimentar, e gostei muito. E, de lá, para cá, foram vários os benefícios alcançados. Além da perda de peso, nesse período já se foram quase 30 quilos, consegui melhorar a autoestima, melhorei meu sistema cardiorrespiratório, hoje já não sinto mais falta de ar, não tenho mais dor nos joelhos e consegui controlar minha insulina, que estava totalmente desregulada – enumera a assistente administrativa.

Conforme destaca Daniele, a diferença do crossfit para outras atividades físicas é que, além de ser um treino de maior intensidade, ele é mais dinâmico e variado do que outras modalidades como, por exemplo, caminhada, musculação e ginástica, e exige mais agilidade e força. “Não existe uma mesmice, no crossfit e, com isso, você não enjoa e sente prazer em fazer”, ressalta Daniele, ao acrescentar que encontrou dificuldades ao iniciar os exercícios. Cardiorespiratórios, que provocavam muita falta de ar e os que exigiam flexibilidade.

“Com muita persistência, hoje já consigo fazer muitos que não conseguia. Não posso afirmar que estou 100% bem condicionada, comparada a outras pessoas, mas em relação a quando comecei já tive um progresso muito grande”, observa a assistente.

A bancária Janaína Souza Martins, de 36 anos, afirma ter encontrado no Crossfit a atividade perfeita para seu dia a dia. Ela, que também já fez vários exercícios como, por exemplo, musculação, dança, natação e higroginástica, conta que desde que iniciou o crossfit, há cerca de dois anos, pôde perceber a diferença tanto no seu condicionamento para praticar a modalidade, como na mudança visível no corpo.

 

 

You may also like

2 comments

Euzinha 17 de agosto de 2015, 14:12h - 14:12

Pra mim só poderia usar o nome “Crossfit” a pessoa que pagasse a possuidora da marca.

Marcos 17 de agosto de 2015, 08:46h - 08:46

Volta Redonda parou no tempo, construiu na Beira uma academia ao ar livre porém, os aparelhos estão abandonados, sem ninguém pra tomar conta, a Beira Rio totalmente inadequada para uso, as placas estão solta pelo chão, colocando quem faz caminhada em risco de se acidenta, galhos de árvores pelo meio da calçada, ciclovia toda danificada, ta difícil ser usada com o tamanho do abandono que existe no local, sem dizer da iluminação que é péssima, dando condições as pessoas serem assaltadas e outros fazerem uso de drogas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996