quinta-feira, 6 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Curso da Fevre atinge alto índice de aprovação para escolas federais

Curso da Fevre atinge alto índice de aprovação para escolas federais

Matéria publicada em 14 de março de 2016, 22:10 horas

 


Ensino é oferecido gratuitamente e reforça as disciplinas de português e matemática; 94 alunos conseguiram aprovação IFRJ

Sede: Fevre fica no Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, em Volta Redonda (Foto: Divulgação PMVR)

Sede: Fevre fica no Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, em Volta Redonda (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – O curso preparatório da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) tem conquistado resultados positivos, de acordo com a avaliação da direção da fundação. Somente no ano passado, dos 210 alunos que concluíram o curso gratuito, 94 conseguiram a aprovação para o Instituto Federal do Rio de Janeiros (IFRJ) nos cursos de Automação Industrial, Meio Ambiente, Informática e Agropecuária.

– Acredito que estamos cumprindo com grande sucesso o nosso objetivo, de preparar o aluno da rede pública para acessar uma atividade profissional importante para o seu futuro – afirmou o presidente da Fevre, José Luiz de Sá. Ele apontou que, com poucos recursos, o órgão público tem conseguido dar um grande passo na formação dos jovens para conquistar a qualificação profissional.
– O custo do curso preparatório, com aulas somente aos sábados de manhã, de maio a novembro, com uma equipe de seis professores e mais o coordenador geral, está sendo pequeno se comparado aos excelentes resultados – avaliou Sá, que completou: “O aluno da rede pública está tendo a mesma oportunidade dos alunos da rede particular que podem pagar boas escolas. Ele está conseguindo aprovação nas escolas técnicas federais sem pagar nada pelo curso da Fundação”.

Aprovados

Cerca de 240 alunos foram selecionados no ano passado para o curso preparatório da fundação para os estudantes que se submetem às provas para o IFRJ, Campus Volta Redonda e Pinheiral. Do total, 210 permaneceram até o final do curso, e 94 foram aprovados nos cursos de Automação Industrial, Meio Ambiente, Informática e Agropecuária.
Anualmente, a fundação abre as vagas no Colégio Getúlio Vargas (Laranjal), para os alunos que estão terminando o 9º ano, realizando uma prova de seleção, com questões de português e matemática. No total, são montadas seis turmas de 40 alunos cada.

– As aulas são somente aos sábados, de maio a novembro, das 8h às 11h. Do grupo que ficou, 94 alunos foram aprovados para IFRJ do Campus Volta Redonda e Pinheiral. O resultado é excelente – afirmou o professor de matemática e coordenador do curso preparatório, João Paulo Gioseffi Vassallo. Ele apontou que os alunos do curso preparatório da Fevre conquistaram 30% das vagas abertas no IFRJ em Volta Redonda. Segundo ele, cerca de 50% dos alunos concorrentes foram aprovados no IFRJ.

– Do grupo de 210 que a gente preparou, quase 50% passou nas provas do Instituto Federal. Os demais, ou não fizeram as provas ou foram para as escolas técnicas particulares, onde os melhores classificados ganham bolsas de estudo. Vale ressaltar que na escola federal, quem passou não tem custos. Tudo lá – uniforme, material didático, alimentação – é gratuito para o estudante até a conclusão da qualificação profissional – esclareceu o coordenador.

Além das aulas, os alunos realizam testes simulados, e recebem apostilas elaboradas pelos professores do projeto, de forma gratuita.

– Muitos dos medalhistas das Olimpíadas de Matemática estão estudando no Instituto Federal de Volta Redonda. O interesse das famílias que acompanham os estudos dos filhos é outro fator importante. Nós fizemos uma reunião com os pais e na primeira compareceram 136 pais num sábado de manhã. Esse envolvimento da família também motiva ainda mais os alunos – destacou o professor.

Há 45 anos na Fevre, o professor João Paulo já lecionou para todos os ex-presidentes da fundação (10 mulheres e 12 homens foram nomeados presidentes pelos diversos prefeitos) e é responsável também pelo Vestibular Pré Social – preparação para o Enem (Exame Nacional do ensino Médio).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    Pagador de impostos

    Parabéns professor João Paulo e parabéns a todos os professores envolvidos nesse e em outros projetos. E parabéns a todos os professores, que a despeito de tudo e contra todas as dificuldades já sobejamente conhecidas continuam a fazer o seu trabalho de difundir conhecimento e saber para os alunos, de todas as idades. A busca do conhecimento é o que nos move em direção a um futuro melhor para todos.

Untitled Document