Curso de Direito do UBM garante vaga em seminário na UERJ

by Diário do Vale
Direito: Integrantes de um dos grupos que se apresentarão no Seminário de Pesquisa da Estácio e na Jornada de Iniciação Científica da UNESA (Foto: Divulgação)

Direito: Integrantes de um dos grupos que se apresentarão no Seminário de Pesquisa da Estácio e na Jornada de Iniciação Científica da UNESA (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – Três trabalhos de um dos grupos de pesquisa do NUPED (Núcleo de Pesquisa do Direito) do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) foram aceitos pelo Comitê Organizador do VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: A Situação de Crianças e Adolescentes na América Latina, que acontecerá na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). As apresentações serão nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Campus Maracanã, Rio de Janeiro.

O NUPED é a unidade responsável por conduzir e dar suporte a pesquisas desenvolvidas em conjunto pelo corpo docente e discente do curso de Direito do UBM. A linha de pesquisa do núcleo é Direito, Desenvolvimento e Cidadania. O tema central do projeto discute o “Direito das minorias: vulnerabilidade, gênero e dignidade da pessoa humana”. O grupo é composto por quatro alunos do 6º período de Direito, um ex-aluno convidado, e pelas professoras Maria Cristina Alves Delgado de Ávila e Rosângela Maria Pereira, ex-professora convidada para o trabalho que será apresentado no grupo IV.

Os trabalhos desse projeto que foram aprovados são: “A participação infantil na elaboração de políticas públicas: o marco do Estatuto da Primeira Infância na concretização da democracia brasileira”, de autoria de Marcela Damato Fonseca, Marcelo Polegário Lima e Marcie Gabriele da Silva Teixeira; “Violação invisível: trabalho doméstico das crianças e adolescentes”, de autoria de Aryane Cristine Oliveira dos Santos, Carlos José Gomes Noronha, Giovana Custódio Silva e Maria Cristina Alves Delgado de Ávila, ambos incluídos no grupo de trabalho II: Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Humanos; e “O trabalho decente como referência para a abolição das formas de exploração do trabalho infantil”, de autoria da professora Maria Cristina e a professora Rosângela Maria, incluído no grupo de trabalho IV: O Papel do Estado e da Sociedade Civil na Garantia de Direitos.

Segundo Maria Cristina, essa conquista representa um grande passo para a pesquisa acadêmica. “É uma forma da instituição e do NUPED se expressarem na comunidade científica, tanto nacional quanto internacionalmente, por meio dos trabalhos que resultam das pesquisas envolvendo docentes e discentes”, comenta.

O NUPED em outros congressos

Este mesmo grupo de pesquisa e outros do NUPED Cicuta e Barra Mansa tiveram seus trabalhos selecionados em nível nacional para apresentação oral e em pôster no VIII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA, que também acontecerão em outubro. Em um total de 2.458 trabalhos inscritos, 747 resumos foram selecionados, ou seja, apenas 31% das submissões.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996