sábado, 21 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Curso de prevenção a incêndios florestais acontece em Pinheiral

Curso de prevenção a incêndios florestais acontece em Pinheiral

Matéria publicada em 21 de agosto de 2019, 18:16 horas

 


Curso teve simulação de uma queimada ressaltando as medidas a serem tomadas
(Foto: Divulgação- Secom PMP)

Pinheiral- A Defesa Civil de Pinheiral realizou nesta quarta-feira (21), um curso de prevenção a incêndios florestais, a ação aconteceu no auditório do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), campus Nilo Peçanha, em Pinheiral. O curso ministrado pelo instrutor do Senar, Silvio Nogueira, teve a duração total de nove horas, onde no horário da manhã, foi trabalhada a parte teórica mostrando os equipamentos e tecnologias para combate a incêndios, e já no turno da tarde, foi realizada simulação de uma queimada, ressaltando as medidas mais eficazes a serem tomadas.

– Tivemos vontade de fazer esse curso porque Pinheiral sofre muito com as queimadas, precisamos criar um grupo pela sociedade civil para a própria sociedade. Então essa parceria foi muito importante, o Silvio que ministrou e capacitou o pessoal possibilitou uma tentativa de criação de uma brigada de incêndio – disse Dickson Widmann, diretor da Defesa Civil de Pinheiral.
Nelson Costa, diretor de produção do IFRJ campus Nilo Peçanha, comentou sobre as queimadas no município.

– Pinheiral sofre muito, assim como toda a região, por queimadas que ocorrem pela temperatura e secura, porém existem alguns casos de queimadas criminosas, e isso é muito complicado. Precisamos investir severamente em conscientização porque aqui no Colégio Agrícola, por termos cerca 520 hectares de terras, sofremos muito com essa situação, por isso não pensamos duas vezes, quando ocorreu à proposta do curso, e logo incentivamos alguns dos nossos funcionários a participar – disse.

A ação aconteceu em parceria com o IFRJ, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar, o Sindicato Rural de Barra Mansa, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e a Indústria Guarany. Estiveram presentes também a mobilizadora do Sindicato Rural de Barra Mansa, Juliana Viana, além de representantes da Vigilância Sanitária de Pinheiral, e de outras Defesas Civis da região como Resende, Vassouras, Valença e Porto Real.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document