quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 - 11:27 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Cursos da Fundação Beatriz Gama já formaram mais de 15 mil pessoas

Cursos da Fundação Beatriz Gama já formaram mais de 15 mil pessoas

Matéria publicada em 15 de maio de 2016, 16:59 horas

 


Formatura do Projeto Formando Profissionais

Novas turmas: Qualificação tem como objetivo geração de renda e formação de Micro Empreendedores Individuais
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda- Nesta segunda-feira a Fundação Beatriz Gama (FBG) começa mais uma etapa dos cursos profissionalizantes que vem oferecendo gratuitamente, a jovens e a comunidade em geral desde o ano de 2000. Uma nova turma com mais de mil alunos terá aulas pela manhã e à tarde para que em cinco meses, saiam formados, com direito a um certificado de qualificação da instituição. A frequência aos cursos é fundamental para que os candidatos recebam o certificado.
Os cursos oferecidos são de cabeleireiro, maquiagem, depilação, organização de eventos, padaria, informática, mecânica de auto, lanternagem de automóveis, manicure, massoterapia e culinária alternativa. As aulas acontecem na sede da instituição, no bairro Retiro, e nos dois polos, que ficam nos bairros Padre Josimo e Santa Cruz.
– Este projeto, além de dar um futuro, uma profissão aos jovens, promove a inserção no mercado de trabalho e muda a vida de milhares de pessoas do município – destacou o presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira.
O curso de organização de eventos ensina técnicas e dicas indispensáveis para a realização de um evento de sucesso, e os alunos aprendem de forma prática a fazer decorações de mesa, trabalho com cortinados, ornamentação com bolos e flores. Os alunos do curso de cabeleireiro aprendem toda a técnica de um cabeleireiro profissional, como corte, escova, tingimento, alisamento e outras, para o público feminino e masculino. Depois de formados, estão aptos a trabalhar em salões de beleza ou até mesmo montar o próprio negócio, o que já aconteceu para dezenas de alunos.
No curso de padeiro e confeiteiro os alunos aprendem a fazer diferentes tipos de massa para pães, biscoitos, conhecem os segredos do forno e descobrem o valor do trabalho em equipe. É um dos cursos mais antigos e que dá resultados imediatos aos participantes no mercado de trabalho.
Graças aos cursos de informática básica, muitas crianças e jovens tiveram um contato mais próximo com o computador, além de ser fundamental atualmente saber informática para atuar no mercado. Reformulado, o curso ganhou mais 21 novos computadores. O resultado da eficiência é que o curso sempre tem alta procura.
No curso de maquiagem e depilação, as alunas aprendem todas as técnicas necessárias para cuidar de sua própria beleza ou se tornarem aptas para o mercado de trabalho. Como a oferta de empregos cresce neste setor, muitas são imediatamente contratadas por salões de beleza ou viram empreendedoras. O curso de mecânica de automóveis conta com uma oficina que foi totalmente reformada e ampliada, na sede da FBG. Seja na teoria da sala de aula ou na experiência prática, o professor monitor ensina todos os segredos da mecânica e dos automóveis.
O curso de manicure já mudou a vida de centenas de mulheres de todas as idades ao formar mão de obra qualificada para um dos serviços mais requisitados pelo mercado atual. Concluído o curso, com o certificado nas mãos, as novas manicures estão capacitadas para serem contratadas ou trabalhar como autônomas. Durante o curso, as alunas atendem os primeiros clientes da própria comunidade, mostrando que podem gerar renda com a nova atividade profissional. No curso de massoterapia, os alunos tomam contato com a massagem terapêutica, que alivia dores, problemas circulatórios, sendo muito importante para as pessoas que precisam de atenção especial, como idosos, diabéticos, hipertensos, obesos e gestantes.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document