Da criança ao idoso, projetos sociais em Quatis atendem dois mil moradores

by Diário do Vale
Prefeito destaca importância das ações de inclusão como meio de prevenção às drogas e bem-estar do cidadão (Foto: PMQ)

Prefeito destaca importância das ações de inclusão como meio de prevenção às drogas e bem-estar do cidadão (Foto: PMQ)

Quatis – Da criança ao idoso, passando pelos adolescentes, jovens e adultos, pelo menos dois mil moradores de Quatis são atendidos nos mais de 20 programas de inclusão social realizados diretamente pela prefeitura, através das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Educação e de Saúde. As informações foram divulgadas pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), na tarde desta quarta-feira, 04, ao destacar a importância destes projetos na formação cidadã, prevenção às drogas, resgate da autoestima e no bem-estar físico, mental e emocional das pessoas cadastradas.
Bruno salientou que, no caso do enfrentamento da violência, por exemplo, “o desenvolvimento dos programas sociais, principalmente destinados aos segmentos da infância, adolescência e juventude, tem um papel estratégico no sentido de inibir o envolvimento dos moradores nestas faixas etárias com as drogas e outras atividades criminosas”.
Para o prefeito, é preciso despertar o interesse das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em iniciativas que proporcionam condições de vida saudável e perspectivas de futuro, mantendo-os sempre nos caminhos do bem.
As atividades são realizadas toda semana, em variados locais, como o ginásio municipal do bairro Nossa Senhora do Rosário; a quadra poliesportiva do Mirandópolis; as duas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), uma no Jardim Independência e a outra no Centro; o Núcleo Cultural de Quatis, entre outros.

Outras ações

Além dos projetos realizados sob a coordenação direta das secretarias municipais, a prefeitura desenvolve outras iniciativas de inclusão social em parcerias com segmentos organizados da sociedade. Uma das destas ações é o projeto social Futebol e Cidadania, que atende mais de 200 crianças e adolescentes, de cinco a 17 anos, com núcleos de escolinhas na modalidade de futebol de campo. Os treinamentos deste projeto acontecem de segunda a sexta-feira, no campo do Quatis Futebol Clube.
Já a parceria da prefeitura com a corporação musical Nossa Senhora do Rosário vem garantindo uma das manifestações culturais mais importantes e tradicionais do Município: além de assegurar a exibição desta instituição musical em eventos públicos da cidade, o convênio entre a banda e a Secretaria de Cultura e Turismo assegura ainda a formação musical de adolescentes e jovens da cidade, se constituindo assim “numa atividade de inclusão social primordial para o dia a dia da população”.
No caso da prevenção contra drogas, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar torna realidade o PROERD (Programa de Educação e Resistência às Drogas). Estudantes das escolas municipais são orientados sobre os transtornos que o consumo de drogas acarreta na vida dos dependentes, da sua família e da realidade que o cercam. Só ano passado, 145 alunos das escolas municipais Henry Nestlé (São Benedito), Maria Helena Rafael D`Elias (Centro) e CIEP Municipalizado (Nossa Senhora do Rosário) foram capacitados.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996