quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Defesa Civil de Barra Mansa visita Represa do Funil/Furnas

Defesa Civil de Barra Mansa visita Represa do Funil/Furnas

Matéria publicada em 24 de janeiro de 2017, 19:46 horas

 


De perto: Integrantes da Defesa Civil estiveram estreitando os laços com os gestores da Represa do Funil/Furnas, em Itatiaia (Foto: Divulgação)

De perto: Integrantes da Defesa Civil estiveram estreitando os laços com os gestores da Represa do Funil/Furnas, em Itatiaia (Foto: Divulgação)

Itatiaia – O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Denilson Câmara, acompanhado de outros dois integrantes da corporação, visitou na manhã desta terça-feira (24) a Represa do Funil/Furnas, em Itatiaia. A visita teve como objetivo a atualização de contatos, face à mudança de governos, além do alinhamento de comunicação. Representantes da Defesa Civil de outros municípios da região também participaram do encontro.

Durante a visita, a engenharia da usina explicou como ocorrem as cheias do Rio Paraíba. Elas são causadas pelo excesso de chuvas nos rios afluentes, como os Rios Turvo, Barra Mansa e Bananal, que deságuam no Paraíba ou quando há necessidade de abertura das barragens. Quando as comportas são abertas, as águas levam em média seis horas para chegar até Barra Mansa, segundo a empresa.

Para Denilson Câmara, a iniciativa foi bastante produtiva. “Conhecemos de perto a operacionalização da Represa do Funil e abrimos um canal direto de comunicação com a empresa que hoje está operando com 62% de sua capacidade”, disse o coordenador.

Temporada de chuvas

Com as chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil tem monitorado com frequência o nível do Paraíba. Na manhã desta terça-feira, a medição constatou 2,48 metros. Já no início da tarde, o nível estava em 2,20 metros. Segundo Denilson Câmara, os riscos de alagamento começam quando o nível atinge três metros.

– Mesmo com toda chuva da última segunda-feira, não tivemos registros de ocorrência – afirmou.

Com o sistema de sirenes temporariamente inoperante, a Defesa Civil está preparada para fazer o alerta à população que reside em área de risco através da utilização de carro de som. A prefeitura decretou de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017, o Plano de Contingência, popularmente conhecido como Plano Verão. A medida visa o desenvolvimento de um trabalho integrado entre todas as secretarias, inclusive o gabinete do prefeito, caso ocorram desastres naturais.

– Quando ocorrem as cheias dos rios e há desalojados e desabrigados temos que contar com a atuação de todos os servidores públicos, envolvendo os serviços de abrigos temporários em escolas, vacinação, doação de roupas e gêneros alimentícios, entre outras ações – detalhou Denilson.

Sobre os constantes alagamentos nas áreas consideradas de risco em Barra Mansa (Nova Esperança, Boa Sorte, Colônia Santo Antônio, Roberto Silveira, Vila Maria e parte da Vista Alegre e do distrito de Amparo), Denilson Câmara reforçou a importância da mudança de hábitos da população.

– Apesar da preservação do meio ambiente ser assunto do cotidiano, a grande maioria da população ainda precisa se conscientizar sobre a questão – afirmou o coordenador, destacando que a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

– Após esse horário e aos fins de semana, o contato deve ser feito com a Guarda Municipal através dos telefones (24) 3322-7818 e 3328-9643 – informou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. Avatar

    Perito, matéria foi paga, certo ? Não PODE ser outra coisa… Típico mesmo de política e de Barra Mansa !!

  2. Avatar

    mudam-se as moscas e a bosta continua a mesma. Essa é a realidade da cidade de Barra Mansa. Qual é a formação técnica do denilson Camara para comandar a defesa civil? Já sei! Aliado politico do sr. prefeito. Essas indicações são a cara de BM. Por isso que vai continuar sendo cidade dormitório que não oferece nada para sua população principalmente para os mais jovens.

  3. Avatar

    O engraçado é ver as pessoas comentando: desnecessário, reportagem inútil , bando de bobinhos etc. Essa é uma ação de prevenção “povinho”. Depois acontece igual a represa de Mariana, vai vir esse mesmo bando de imbecis dizer que ninguém foi fiscalizar, que a culpa é do prefeito, do presidente do Car….. PQP.

  4. Avatar

    Coordenador Ex Vereador, prefeitura de Barra Mansa esta loteada, apos grande coligação nas eleicoes é isso que se vê.

    Denilson Camara
    Baianinho
    Luiz Furlani
    Ruth Coutinho

    A população escolheu os velhos políticos para dirigir barra mansa.

    PARABENS POPULAÇÃO DE BARRA MANSA

  5. Avatar

    Tempo gasto inutilmente…atualização de contatos????? Tem telefone para isso. Com uma simples e rápida ligação isso se resolve. Garanto que existem muitas outras necessidade imediatas para serem verificadas , como por exemplo ações concretas para minimização do impacto de cheias em bairros críticos. Do jeito que está escrito aí na matéria, o foco é avisar quando for haver enchente. Aí é fácil meu amigo. Avisar é mole. Essa era a hora, por exemplo, da defesa civil realizar uma forte e intensa campanha junto a população destes bairros para a conscientização sobre manter sempre limpas as ruas, sem manter lixos e entulhos esparramados. Deveria também imprimir uma ronda constante nos bairros críticos a fim de vistoriar e fiscalizar a limpeza no local, neste época, a fim de acionar a secretaria responsável sempre que fosse avistado sujeiras grossas que podem limitar a capacidade de escoamento das águas em uma cheia. E também deveria começar a limpar periodicamente, neste período, os bueiros já esperando pelo pior (enchente). Mas tudo isso dá trabalho, né! É mais fácil eles responsabilizarem a população, como inclusive sempre fizeram! E como farão mais uma vez. O Rodrigo Drable deveria assumir isso pra ele e pôr um plano prático dessa forma para funcionar, senão essa Defesa Civil mais uma vez passa a perna nesse Secretário de Ordem Pública. Enquanto não faz nada e a população se ferra com a enchente, fica indo nos jornais dizendo que tem que a população tem que mudar os hábitos (por mais verdade que isso seja).

  6. Avatar

    Putz… Coisa ridícula o bando de bobinhos.. Reportagem desinteressante e e desnecessária !!

  7. Avatar

    JÁ TO COM SAUDADES DE JONAS MARINS…………………….

  8. Avatar

    SAI PREFEITO, E ENTRA PREFEITO, MAS A FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO CONTINUA……………. COM TANTOS TRABALHOS POR AQUI, ESSA TURMA DO MAMA NA TETA JÁ INVENTA PASSEIO COM O DINHEIRO PÚBLICO. O RODRIGO COMEÇOU MAL. ELE DIZIA EM SUA CAMPANHA QUE IA CORTAR OS GASTOS, MAS PELO QUE ESTOU VENDO VAI SER A MESMA COISA DE JONAS MARINS…………………..

  9. Avatar

    Precisava essa foto desse bando de marmotas?

  10. Avatar

    PASSEANDO COM O NOSSO DINHEIRO……………………… AO INVÉS DE TRABALHAR……………..

  11. Avatar

    Trabalho que é bom nada

  12. Avatar

    Por ventura essa visita seria uma piada? deve-se levar em conta que atualmente há mais 2 represas próximas e que há anos a represa do funil não atinge 90% de sua capacidade. Ou seja uma visita desnecessária, tendo em vista que Barra Mansa necessita de avaliação dos locais que risco que só cresce sob encostas instáveis nos morros de Barra Mansa.

  13. Avatar

    Parece brincadeira isso!!!!! Coitada de BARRA MANSA.

Untitled Document