Defesa Civil de Itatiaia dá dicas preventivas em caso de tempestades de verão

by Diário do Vale
Prevenção: Defesa Civil alerta que moradores devem ficar atentos às chuvas fortes - Cristiano Braga - AECOM

Prevenção: Defesa Civil alerta que moradores devem ficar atentos às chuvas fortes – Cristiano Braga – AECOM

Itatiaia

Com a chegada do verão, as chuvas fortes são mais comuns, por isso a Defesa Civil do município ressaltou sobre a importância de medidas preventivas que devem ser adotadas durante essas ocasiões para evitar transtornos e possíveis danos.
A principal dica é construir somente em locais seguros para evitar acidentes. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento, quando o morador for iniciar uma construção deve procurar um técnico para orientar sobre a obra e regularizar a mesma junto a Secretaria de responsável, na prefeitura. Outra orientação é que o morador evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras, principalmente durante o período chuvoso. A retirada pode causar a ruptura do local e causar acidentes. Também devem ser evitadas construções próximas a barrancos e muros de contenção.
– Alguns cuidados são muito importantes. Nos barrancos optem por plantar pequenas árvores frutíferas ou rasteiras, elas aderem melhor o solo e dificultam o deslizamento. Solicitamos a todos ainda que não desmatem, pois tanto as árvores, como as demais vegetações servem para conter os deslizamentos”, frisou o coordenador da Defesa Civil, lembrando que em caso de dúvidas quanto as espécies de árvore os moradores podem buscar orientações junto a Secretaria de Meio Ambiente. No que se refere ao plantio de árvores, a Defesa Civil pede que os moradores que evitem plantar limoeiro, bananeiras e coqueiros nas encostas, uma vez que as folhas, troncos e raízes dessas plantas favorecem ao acúmulo de água no solo, podendo ocasionar deslizamentos.
A instalação e limpeza das calhas de chuva nas residências e comércios e o acondicionamento e direcionamento correto do lixo por parte dos moradores é outra forma de prevenção importante. O lixo ou entulho jogado nas encostas durante as chuvas podem escorregar e entupir drenagens e causar danos à residência. É importante também que o lixo não seja jogado junto à terrenos baldios, bueiros, quintais, córregos ou na rua. O coordenador frisou ainda que a prevenção ajuda a evitar acidentes, e reforçou que é importante também que as pessoas fiquem atentas a problemas estruturais nas residências, como trincas e rachaduras, que podem indicar problemas de estrutura e risco de queda. Muros com estrutura estufada, postes e árvores inclinadas podem estar relacionados à movimentação de terra e, portanto, com risco de queda. “Nossa orientação maior é que as pessoas fiquem sempre atentas, acompanhem os boletins meteorológicos e a qualquer sinal de perigo mantenham a calma e busquem imediatamente ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros”, explicou Valdair.
No caso das chuvas fortes, que geralmente vem acompanhada de raios, a Defesa Civil ressaltou que é fundamental que os moradores desliguem os aparelhos das tomadas para evitar curto circuito nos equipamentos. Outra dica é não se abrigar embaixo de árvores. Também é importante que todos fiquem atentos aos níveis d’água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas. A Defesa Civil fica localizada na Secretaria de Ordem Pública, junto a Rodoviária Municipal, na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, S/N, Centro, funcionando de segunda a sexta, das 08 às 17 h. O telefone de contato 199 e (24) 3352-1151. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou (24) 3352 6752.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996