Defesa Civil de Barra Mansa orienta população para evitar acidentes

by Diário do Vale
Encostas: Cuidados devem ser redobrados para garantir a segurança dos moradores que moram em áreas de risco

Encostas: Cuidados devem ser redobrados para garantir a segurança dos moradores que moram em áreas de risco

Barra Mansa

A temporada de chuvas fortes já chegou a toda região, por isso é preciso tomar alguns cuidados. Para evitar acidentes durante este período, a Defesa Civil de Barra Mansa elaborou uma série de dicas direcionadas à população, como limpeza de calhas e telhados, proteção de encostas, entre outros.
– Os cuidados devem ser seguidos por todas as pessoas, principalmente aquelas que residem em áreas consideradas de risco. Nosso maior desafio é ampliar a conscientização dos moradores para que entendam sobre o perigo. As pessoas devem saber o momento certo de sair de casa e de retornar”, detalhou Sérgio Mendes, coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, frisando que são orientações simples, mas que produzem um resultado extremamente eficaz. “Fundamental esclarecer que não se devem cortar barreiras e se a casa se situar próxima de um morro, não é recomendável o plantio de árvores de raízes curtas”, frisou.

Prevenções

Para prevenir acidentes, uma das medidas é a limpeza das calhas, que favorece o escoamento da água da chuva e evita infiltrações nas partes elétricas e na estrutura da casa. Além disso, também é extremamente importante lembrar que, jogar lixo na rua causa o entupimento dos bueiros, o que aumenta o risco de alagamento e inundações na cidade.
Outro cuidado importante é com energia elétrica. Em casos de inundações, a orientação do coordenador é desligar o disjuntor para evitar o risco de eletrocussão. Também é preciso fechar as entradas de gás e os registros de água. Os animais também devem ter um cuidado especial na hora da chuva.
Neste período, é importante verificar as condições dos telhados para evitar destelhamentos. Em caso de ventos fortes e destelhamentos, a orientação da Defesa Civil é que o morador permaneça dentro de casa e procure um abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por pedaços de telha. Muitas casas têm banheiro com cobertura em laje, o que pode ser usado como local de abrigo. Ainda em casa, é importante que se use sempre materiais de limpeza, botas de borracha e luvas para higienização do domicílio. Já os medicamentos e insumos devem ser guardados em um lugar seguro. Se alguém da família fizer uso de algum medicamento de uso contínuo, mantenha-o em um lugar de fácil acesso, caso tenha que sair de casa às pressas. Os alimentos devem ficar em lugares elevados, mantendo-os longe do alcance dos roedores, dos insetos e de outros animais, e para que a água da enchente e a lama não os alcancem.

Riscos

Devido aos riscos de descargas elétricas, é importante evitar entrar em piscinas e lagos enquanto estiver chovendo. Rios e cachoeiras também devem ser evitados por causa da possibilidade de tromba d’água. Andar a cavalo ou de bicicleta também representa perigo. O ideal, de acordo com a Defesa Civil, é procurar estruturas firmes para se proteger. No transito também é preciso atenção nesse período. A dica é não passar por locais alagados. “Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida”, orientou Sérgio Mendes. As coberturas plásticas para encostas também é fundamental para evitar deslizamento de terra nas áreas eminentes de risco. Nos Rios, o cuidado é de não jogar troncos, móveis, materiais e lixo nos rios e córregos, pois esses objetos impedem o curso fluvial, provocando alagamentos.
Como um plano de segurança é necessário conversar com a família sobre os riscos que estão expostos. Em família, monte um plano com um mapa do seu bairro ou da sua cidade. Combine locais de encontro, caso tenham de deixar a casa. Tenha cuidado ainda maior caso na sua família exista pessoas com deficiência, crianças, adolescentes ou idosos. Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193. A Defesa Civil (199) é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas.

You may also like

1 comment

Anderson Silva 6 de janeiro de 2018, 11:12h - 11:12

Parabéns ao Coordenador da Defesa civil de Barra mansa.
Já tive a oportunidade de ler várias matérias referente a orientação do Coordenador da Defesa civil de outros Municípios nesse tabloide, nenhum se expressou tão bem e com uma clareza, quanto o de Barra mansa.
Demonstra grande preparo para função.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996