;
quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 16:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Defesa Civil promove mobilização após chuva em Porto Real

Defesa Civil promove mobilização após chuva em Porto Real

Matéria publicada em 10 de novembro de 2015, 10:07 horas

 


Diversos setores da prefeitura estiveram nos locais mais atingidos; funcionários orientaram moradores sobre cuidados

porto real chuva

Chuva: Segundo Defesa Civil, índice pluviométrico foi alto e, por isso, os sistemas de drenagem não conseguiram escoar a água rapidamente
(Foto: Divulgação PMPR)

Porto Real- As secretarias de Ordem Pública, Saúde, Meio Ambiente e Obras, Urbanismo e Infraestrutura se uniram em uma mobilização em benefício dos moradores que foram prejudicados com a chuva ocorrida no anteontem. A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária estiveram presentes nos bairros atingidos e orientaram os moradores sobre questões como higienização e desinfecção. Já a secretaria de Meio Ambiente disponibilizou um caminhão-pipa que auxiliou na limpeza dos terrenos atingidos.

O diretor de Defesa Civil, Cassiano Alves, esteve nas localidades atingidas e fez um levantamento das providências necessárias para amenização dos impactos causados pela chuva, bem como de futuros transtornos.

– Houve uma chuva com índice pluviométrico alto e, por isso, os sistemas de drenagem dos bairros Novo Horizonte, Village e Nova Colônia não conseguiram realizar o escoamento da água de maneira rápida. No entanto, vale ressaltar que o escoamento, mesmo lentamente, ocorreu. Não houve nenhum morador desabrigado ou com danos graves. Logo após a chuva, diversos setores se uniram e tomaram todas as providências possíveis para que as consequências da chuva fossem amenizadas. Tivemos alagamentos e ainda algumas quedas de árvores, que foram prontamente recolhidas – afirmou.

O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Norival Diniz, o Val, relatou que o apoio da população é fundamental para que os danos causados por chuvas fortes sejam amenizados.

– Tivemos uma chuva com precipitação de 60 mm em cerca de 20 minutos, um índice acima do normal. Por esse motivo o escoamento ocorreu de maneira lenta, provocando alagamentos. O bairro mais atingido foi o Novo Horizonte. Tomamos todas as providências necessárias, de maneira a evitar maiores transtornos e também diminuir as consequências da última chuva. Utilizamos nossa equipe com retroescavadeiras e caminhões para retiradas de entulhos e de lixo descartado em local impróprio. Fizemos também a limpeza de bueiros e valas – explicou, acrescentando que é preciso que a população se conscientize sobre a importância do descarte adequado de lixo e entulho.

– A obstrução da passagem de água ocorre principalmente por conta desse tipo de ação inadequada – completou.

A prefeita Cida reafirmou o compromisso do governo com a melhoria da qualidade de vida da população.

– Nossa preocupação é com bem-estar da população, assim como também com a qualidade de vida de um modo geral. Por este motivo, logo após a chuva acionamos todos os setores necessários para que todas as providências possíveis fossem tomadas imediatamente. Foi solicitado à Defesa Civil um levantamento das áreas atingidas e verificamos que nenhuma ocorrência grave foi registrada – tranquilizou Cida.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    algumas pessoas que habitam essa rua, se dizem instruídas, mas na verdade são completamente ignorantes e mal-educadas, pois jogam lixo na rua e depois vai reclamar que ta entrando agua em casa, se enxerga… volta pra garrafa…

  2. Avatar

    a chuva realmente foi forte, mas esses moradores dessa rua que esta na foto joga lixo em locais inadequados, e depois quer reclamar que esta entrando agua dentro de casa, me poupe… façam sua parte. Ajam mais e falem menos… certas “pessoas”

Untitled Document