Defesa Civil realiza simulado de desastres naturais

by Diário do Vale
simulado-defesa-civil-foto-marcio-fabian-74

Segurança: Simulado é uma oportunidade de o morador conhecer de perto como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil
(Foto: Divulgação)

Resende- A Prefeitura de Resende, através da Defesa Civil, realiza nesta segunda-feira (14), um simulado do Plano de Contingência do município – que tem como objetivo orientar a população sobre como proceder em casos de emergência, quais os setores devem ser acionados e a função de cada um. A ação vai acontecer na Rua Rodolfo Anechino, em frente ao campo de futebol do bairro Surubi, a partir das 16h.
– Anualmente realizamos esse simulado para medir o tempo resposta do nosso plano. O simulado é uma oportunidade de o morador conhecer de perto como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil do município e também para a equipe colocar em prática o que está previsto na teoria – comentou o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira.
O exercício vai simular a evacuação do local em situações de emergência, como queda de barreiras e alagamentos provocados por temporais e outros incidentes.
– Na ação no Surubi vamos simular situações reais, de socorro a vítimas feridas e também de dificuldades enfrentadas com famílias que se recusam a sair do local de risco – explicou o diretor.
Além dos profissionais da Defesa Civil, também participarão do simulado a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a Guarda Municipal, a Polícia Militar e as Secretarias de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos, de Governo, de Educação e de Esportes, Superintendência de Transporte, entre outros órgãos. “A participação da população é fundamental, e todos os anos contamos com a colaboração de todos”, disse Atanagildo.
O trabalho da Defesa Civil em casos de riscos geológicos é realizado durante todo o ano com monitoramento, acompanhamento e orientação dos moradores das 34 áreas consideradas de risco no município.

Plano de contingência

Desenvolvido na gestão do prefeito José Rechuan, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, para riscos de Inundações Bruscas ou Alagamentos, e de Riscos Geológicos tem como meta prioritária preparar ações para atuar rapidamente nos locais de risco, realizando dessa maneira uma assistência imediata às famílias desabrigadas ou desalojadas.
– Desde 2010, Resende conta com Plano de Contingência, que foi ampliado em 2013, sendo dividido em dois casos, com a finalidade de coordenar, organizar e facilitar as ações dos órgãos públicos e privados, antes, durante e depois de desastres naturais – explicou o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira.
Em casos de enchentes ou riscos geológicos, o plano prevê as ações a serem realizadas por cada setor da administração municipal e entidades parceiras. A Secretaria de Obras, por exemplo, fica a cargo de apoiar a Defesa Civil nas vistorias de emergência, interditando os locais quando necessário, além de proceder demolições, limpeza e remoções que forem necessárias para desobstruções de áreas.

Sistema de alarme

A Defesa Civil e os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Dom Bosco, em parceria com moradores do bairro Ipiranga e da Chácara do Tácito (Jardim Brasília), lançarão também na próxima semana um sistema de alarme no Rio Sesmarias.
A oito quilômetros do bairro Ipiranga, sentido Formoso (SP), será instalada uma boia que emitirá um alerta caso o Sesmarias atinja dois metros e meio de altura. O aviso será emitido via mensagem de celular para a Defesa Civil e para moradores com números previamente cadastrados no sistema.
– O objetivo é alertar sobre possíveis cheias do rio vindas daquela região, para que tanto Defesa Civil quanto moradores não sejam surpreendidos e tenham tempo de tomar as atitudes e providências necessárias – explicou o diretor da Defesa Civil.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996