Defesa Civil recebe capacitação em Volta Redonda

by Diário do Vale
17-08-17.Treinamento-Defesa Civil (7)

Objetivo do curso foi preparar os técnicos municipais para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco
(Foto: Geraldo Gonçalves / Secom VR)

Volta Redonda- Profissionais da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda concluíram nesta sexta-feira (18), o curso de capacitação realizado gratuitamente pelo Cprm – Serviço Geológico do Brasil. O objetivo do curso, que durou uma semana, foi preparar os técnicos municipais para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco sujeitas a escorregamentos, enchentes e inundações, incluindo uma proposta que contemple a participação ativa das comunidades.

– É um curso pioneiro em Volta Redonda. Nossos técnicos não eram capacitados pela equipe do Cprm. Com a vinda deles, tivemos a ideia de chamar as defesas civis da Região Sul Fluminense e contamos com representantes de 10 municípios – contou o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, o capitão Rafael Champion.

Na quinta-feira, dia 17, todos participaram de uma aula prática em ruas dos bairros São Luiz, São Sebastião e Candelária.

– Esse trabalho de campo é importante também para que os agentes de rua saibam como fazer a abordagem e o que pesquisar, tornando nosso trabalho de redução de desastres mais eficiente – explicou o coordenador.

O curso teve início na segunda-feira e contou com ensinamentos sobre Gerenciamento de Áreas de Risco, conceitos básicos de Risco e de Geologia, Processos de Instabilização de Encostas, Cartografia das Áreas de Risco; Identificação, Análise e Mapeamento de Risco de Enchentes, além de Prevenção e Sistemas de Alerta, entre outros.

Um dos beneficiados pelo curso é o agente de campo José Rogério dos Santos, que se mostrou empolgado com o treinamento.

– Estou há cinco anos na Defesa Civil de Volta Redonda e nunca tinha feito um curso com essa amplitude toda. Vai ser de grande valia no nosso dia a dia – contou ele, que é responsável pelo setor de vistorias técnicas da Defesa Civil de Volta Redonda.

O prefeito Samuca Silva, reforçou a importância da qualificação. “Sou a favor da constante atualização do servidor público. Por isso, estamos sempre oferecendo cursos de qualificação profissional. Os agentes da Defesa Civil tiveram a oportunidade de fazer esse curso gratuitamente e, com certeza, isso gera melhoria no serviço prestado, além de trazer mais segurança à população”, comentou.

Além da aula de campo, a capacitação foi realizada no auditório da Defesa Civil de Volta Redonda e participaram profissionais das defesas civis dos municípios de Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Piraí, Itatiaia, Rio Claro, Porto Real, Quatis, Rio das Flores, Valença, Vassouras, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Mendes, e representantes do Comando de Bombeiros da Área Sul do Rio de Janeiro, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Diretoria Geral de Defesa Civil do Rio de Janeiro, entre outras instituições.

You may also like

1 comment

Só observando 18 de agosto de 2017, 18:55h - 18:55

Pena que a Defesa Civil de Barra Mansa está acabada, sem viatura, sem Internet, sem telefone de emergência.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996