Deficientes podem ganhar trilha na Pedra Selada

by Diário do Vale

visita visconde de maua

Resende –   Uma trilha acessível e inclusiva para que deficientes possam visitar o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), em Visconde de Mauá, está sendo estudada por representantes das Secretarias de Turismo e Eventos e de Relações Comunitárias e Cidadania, por meio de sua Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. Na semana passada, eles foram até o local para iniciar a análise.

Os funcionários estavam junto com guardas do parque e por representantes do Projeto EDUC (Educação Ambiental nas Unidades de Conservação). Após percorrerem o caminho, o grupo propôs a instalação de um Jardim Sensorial, ressaltando elementos que estimulam os sentidos do olfato e do tato, além de outras adaptações voltadas para pessoas com algum tipo de deficiência física ou com mobilidade reduzida.

A proposta inclui ainda instalação de sinalização em braile e informações para surdos e mudos. O local foi batizado com o nome “Trilha do Bosque do Visconde”.

A visita contou com a presença do deficiente visual Emerson, que trabalha na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da prefeitura. Ele percorreu toda a trilha, atravessou um riacho, coletou frutas direto das árvores, superando todos os obstáculos e percebendo aromas e sons da natureza. No final do trajeto, elogiou a iniciativa de implantar este atrativo, que ainda passará por diversas melhorias.

– Adorei esta experiência. Há anos não fazia uma trilha e não tinha esse contato com a Natureza – disse Emerson.

 Seminário de turismo

A diretora de Turismo de Resende, Daniela Rodrigues, informa que este projeto faz parte do plano proposto no 3º Seminário de Turismo, realizado em março deste ano, que estabeleceu a busca por Acessibilidade e Sustentabilidade.

– Este plano prevê também a realização de treinamentos para formandos nos cursos de Monitores de Ecoturismo e para os guardas do parque, buscando um atendimento com melhor qualidade – comenta a diretora.

O Secretário de Turismo, Antonio Leão, explica que é uma prioridade do governo consolidar a vocação da cidade para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e a prática dos Esportes na natureza, incluindo portadores de deficiência nessas atividades.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996