sábado, 4 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Dengue: LIRAa 2015 aponta baixo risco de infestação em Barra Mansa

Dengue: LIRAa 2015 aponta baixo risco de infestação em Barra Mansa

Matéria publicada em 6 de novembro de 2015, 21:20 horas

 


Secretaria Municipal de Saúde afirma que apoio dos moradores é fundamental para manter a doença sobre controle

Barra Mansa – O Programa Municipal de Combate à Dengue, ligado a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, divulgou o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado durante o mês de outubro. O IIP (Índice de Infestação Predial) do município foi de 0,4%, considerado de baixo risco para ocorrência de casos de dengue. O IB (Índice de Breteau) registrado no município também foi de 0,4%.

– O IB aponta a quantidade de recipientes positivos nos imóveis pesquisados, ou seja, foram encontradas larvas em 0,4% das residências visitadas. Mas isso não significa que as larvas sejam do mosquito Aedes aegypti – explicou Igo de Freitas Gonçalves, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental. Para elaboração do LIRAa, foram avaliados 3.308 imóveis nas áreas urbanas e rural do município.
Segundo ele, os baixos índices registrados no município têm diversos fatores.
– O período de estiagem registrado no mês de outubro contribuiu para os baixos números, mas não podemos ficar tranquilos, pois a conscientização e a prevenção devem ser constantes. Com a chegada da temporada de chuvas a tendência é de que os números aumentem e por isso contamos com o apoio dos moradores – afirmou Igo.
Na próxima segunda-feira, dia 9, a equipe da Vigilância realizará uma ação especial no Cemitério Municipal, no bairro Jardim Boa Vista. No local, serão aplicados inseticidas e realizado o controle de pragas nas capelas mortuárias e em todo o ambiente.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document