Dentista cria DVD abordando Alzheimer

by Diário do Vale
Foto dentista Jorge Pantaleão-Paulo dimas

Alzheimer: Pantaleão com a esposa Maria na luta para divulgar medidas de apoio
(Foto: Júlio Amaral)

Volta Redonda- Jorge Pantaleão fará lançamento no dia 12 de julho, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), de seu mais novo trabalho. Trata-se de um DVD que reúne depoimentos e orientações sobre a fase mais grave do Alzheimer. O dentista, que tem a esposa com a doença, juntou material de dois DVDs anteriores e incluiu ainda uma série de novas informações.
O objetivo é conscientizar em relação ao Alzheimer, além de procurar melhorar a qualidade de vida dos pacientes, cuidadores e familiares. Segundo Pantaleão, desde os primeiros momentos em que os sintomas de Alzleimer começaram a aparecer em sua esposa, em 1999, ele se informou sobre tudo que acha tendo a doença como tema.
– Quando foi confirmada a doença conheci o GACA (Grupo de Apoio aos Cuidadores e Familiares de Pessoas Portadoras da Doença de Alzheimer), criado em 1993, pelo médico geriatra José Roberto Barroso Arantes. Após perceber a necessidade dos seus pacientes e familiares de receberem ajuda e informações, comecei a trabalhar. Desde então, passei a frequentar as reuniões realizadas uma vez por mês numa sala cedida pela Igreja Metodista, na Avenida Paulo de Frontim, 286. E foi através do GACA que aprendi a conhecer a doença e a cuidar melhor da minha esposa, Maria Pantaleão, surgindo a ideia de passar aos outros o que aprendi no grupo – explica.
Com o passar do tempo e com o enriquecimento de informações adquiridos sobre o Alzleimer, Pantaleão resolveu publicar uma cartilha sobre a doença, o que ocorreu em 2008.
– Desde então distribuo esta cartilha em palestras ou na portaria de minha residência, localizada no edifício Gacemss, onde já estamos na 4º edição. E com o sucesso da divulgação dessa cartilha, resolvi lançar um DVD instruindo as pessoas sobre como lidar e cuidar de quem tem a doença. Foi lançado em 2010 com o título “Um dia com Maria” – diz.
A repercussão deste DVD foi tanta, afirma Pantaleão, que ele acabou sendo convidado para uma entrevista no programa da Fátima Bernardes.
– Depois dessa entrevista no programa da Fátima Bernardes o meu telefone não parou de tocar por um bom tempo, quando eu era convidado para realizar palestras em diversos locais sobre o Alzleimer. Isso me motivou a continuar com o meu trabalho. Dois anos depois lancei o meu segundo DVD, com o título “Cuidando de Maria”, e foi neste período que também foi inaugurado o Centro Dia Synval Santos, ou Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, localizado no bairro Jardim Paraíba. O centro é uma unidade inédita no Brasil e América Latina onde atualmente atende 60 idosos na fase intermediária da doença – comenta.
Pantaleão lembra que a criação de um centro de atenção e cuidados onde as pessoas com Alzleimer pudessem passar o dia recebendo atendimentos especializados, sempre foi um sonho seu. E graças ao apoio de uma comissão formada pelo Lions, Rotary e APAZ-VR (Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer), ele foi realizado.

Um terceiro DVD mais completo

Quando Maria entrou na fase considerada mais grave da doença, Pantaleão teve a ideia de preparar um terceiro DVD, em que englobava os dois anteriores, mais os cuidados especiais que o momento exige. O lançamento oficial será no Teatro Gacemss, no dia 12 de julho, às 19h30.
– Durante o lançamento, o público presente contará também com uma palestra do médico geriatra José Roberto além do meu depoimento onde abordaremos o tema “Alzheimer ou outras demências”, mostrando a diferença do Alzheimer para as demais demências. Hoje além de cuidar da minha esposa também presto serviço no Centro Dia de Alzheimer como orientador social além de participar da oficina de música tocando para os usuários – comenta.
A criação da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ) de Volta Redonda foi outra boa ideia que o doutor Jorge Pantaleão teve ao longo dos anos de convivência cuidando de sua esposa Maria.
– Com ela aprendi a lidar e cuidar da doença, mas percebi que era preciso fazer algo mais para passar esta experiência para outras pessoas. E com o apoio do Lions Clube Volta Redonda, em 2011, reuni um grupo de voluntários e fundamos essa associação – Ressalta.
Segundo Pantaleão, entre as metas da APAZ estão divulgar a doença de Alzheimer através da mídia, preparar cartilhas e palestras, criar grupos de apoio para se reunir uma vez por mês com a finalidade de trocar experiências sobre a doença. Além de promover cursos específicos e capacitações para cuidadores priorizando os familiares dos pacientes.

You may also like

2 comments

Adauto Mendes 26 de junho de 2017, 15:03h - 15:03

Trata_se de um trabalho de grande alcance social. O ex-vereador e odontolólogo Jorge. Pantaleao dá um exemplo de vida que deveria ser seguido por todos. Esse merece todas as homenagens possíveis pelo trabalho humanitário que faz.

carlos timbo 26 de junho de 2017, 10:08h - 10:08

MEUS PARABENS ESSE SENHOR E UM EXEMPLO DE VIDA E DE AMOR TODOS NÓS TEMOS QUE VER O QUE ELE FAZ PELA SUA ESPOSA É FANTASTICO.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996