domingo, 24 de outubro de 2021 - 06:06 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Desfile cívico-escolar em Barra Mansa enaltece personagens que buscaram paz mundial

Desfile cívico-escolar em Barra Mansa enaltece personagens que buscaram paz mundial

Matéria publicada em 2 de setembro de 2015, 21:36 horas

 


desfile civico

Desfilando: Escola Garfield Sabidinho mostrou as atribuições do Exército, Marinha e Aeronáutica (Foto: Divulgação PMBM)

Barra Mansa – Alunos das escolas Belo Horizonte, Garfield Sabidinho, Eliete Ferreira, Leonel de Moura Brizola, Padre Anchieta e Ciep 493 participaram na manhã desta quarta-feira, do desfile cívico-escolar no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa. Na comemoração pelos 193 anos da Independência do Brasil, com o tema ‘A Paz é o Caminho’, os alunos e professores esbanjaram criatividade na hora de enaltecer personagens que buscaram a paz mundial. A Escola Municipal Eliete Ferreira extrapolou as fronteiras do país e trouxe para o desfile a história da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, baleada pelo regime Talibã por ter lutado pelo direito à educação as mulheres.
Outros personagens que marcaram mundialmente a busca pela paz, bem como a redução das desigualdades sociais, como Nelson Mandela, Betinho, Zilda Arms, Chico Mendes, Martin Luther King e Leonel de Moura Brizola, também foram lembrados no desfile.
A diretora Luciana Barbosa Borges, da Escola Municipalizada Belo Horizonte, que atende alunos com idade entre três e cinco anos, avaliou a importância de resgatar o sentimento de cidadania entre os jovens e de despertar nos pequenos o amor à pátria. Juliana Araújo dos Reis, mãe de Rodrigo, de cinco anos, aluno da unidade educacional, foi com a família prestigiar o evento.
– Estamos aqui, com tias, cunhadas, avós e um irmãozinho para assistir esse momento na vida do meu filho. É muito emocionante – destacou.
A escola particular Garfield Sabidinho abordou a paz de uma maneira descontraída e, simultaneamente, patriótica, através da música e de uma mostra das atribuições do Exército, Marinha e Aeronáutica. As demais unidades escolares mostraram a construção de uma sociedade de paz fazendo alusão a projetos desenvolvidos nas escolas, entre eles a Ginástica Rítmica, Jovens Leitores, Café Literário, Música nas Escolas e Esporte é Vida.
Pela primeira vez, integrantes da Casa Paz e Bem participaram do desfile.
– Há 20 anos trabalhamos com a comunidade a necessidade e a importância de uma sociedade de paz. Mais recentemente, temos debatido exaustivamente o tema redução da maioridade penal. São esses assuntos que evidenciamos para a população aqui presente – explicou a irmã Ana Maria Vicente Soares, coordenadora da entidade.
A secretária de Educação, Maria Lusia Melchíades, comentou sobre o desfile.
– A cada evento, me surpreendo com a dedicação da direção, professores, alunos e pais. É muito gratificante ver o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula. O resgate desse desfile nos bairros é uma oportunidade de aproximação com a família e isso é imprescindível – destacou.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria José Cezar, representou o prefeito Jonas Marins (PCdoB) durante o evento. Quem também prestigiou a iniciativa foram o secretário municipal de Ordem Pública, Ueslei de Brito; e os vereadores Vicente de Paula Ferreira Júnior (Pissula), Roque Martins de Mello e Vicente Carneiro Leão Filho (Vicentinho). O desfile foi animado pela Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escola, sob a regência do Maestro Isaque Francis.
Nesta quinta-feira, às 8h30, desfilam as escolas Djair Machado, Adelaide Duarte, Dr. Elvino, Rialto, Washington Luiz, Ciep 054 – Luiz Vallejo e Pereira Inácio (estadual). O desfile será na Rua General Manoel Rabello, em Saudade.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Essa menina linda, quem é?

  2. Estes desfiles de bairro serviram para o Povo mostrar a insatisfação com o atual(DES)Governo, Muitas vaias em todos eles o que levou o Prefeito a não participar do desfile ontem na Vista Alegre. Aliás na terça-feira o mesmo abandonou o palanque e nem foi no café que as diretoras baba-ovo ofereceu ao Barriga.

Untitled Document