Detran adapta sistema para motorista fazer vistoria sem pagar o IPVA - Diário do Vale
domingo, 26 de setembro de 2021 - 00:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Detran adapta sistema para motorista fazer vistoria sem pagar o IPVA

Detran adapta sistema para motorista fazer vistoria sem pagar o IPVA

Matéria publicada em 30 de outubro de 2017, 17:27 horas

 


Sul Fluminense – O Detran anunciou que os motoristas podem marcar o agendamento de vistoria de veículos no site do órgão (www.detran.rj.gov.br) sem a necessidade de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA). Independente da Secretaria Estadual de Fazenda estar trabalhando com o banco arrecadador, Bradesco, para encontrar uma solução, o Detran informou, por meio de nota, que desenvolveu uma adaptação específica no sistema para cumprir a Lei 7.718/2017, aprovada pela Alerj, que permite ao motorista a realização da vistoria sem a necessidade de pagamento do IPVA.

– Criamos um grupo de trabalho que desenvolveu uma solução própria para cumprir a nova legislação – destacou Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

O usuário deverá seguir os procedimentos de acordo com o serviço:

 

Licenciamento anual

 

O motorista deve pagar os Dudas, correspondentes a cada ano de exercício, de código 051-5, no valor de R$ 189,45, correspondente à taxa de CRLV e vistoria.

 

Licenciamento anual sem vistoria

 

Têm que ser pago os Dudas, correspondentes a cada ano de exercício em débito, correspondente ao ano de débito, de código 034-5, no valor de R$ 54,13, correspondente à taxa de CRLV.

O Detran reforça que o pagamento do Duda deve ser correspondente ao CPF/CNPJ do proprietário do veículo.

 

DPVAT

 

Para todos os serviços, o usuário também precisa fazer o pagamento do DPVAT, Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Com o novo procedimento, o boleto referente a esta taxa deverá ser impresso no site da seguradora Líder (www.seguradoralider.com.br).

Após o pagamento das taxas correspondentes, o cidadão deverá fazer o agendamento do seu serviço no site do Detran. Como já são realizadas atualmente, as marcações são feitas após a compensação do pagamento do serviço.

Após a vistoria, o motorista, se atender todas as exigências, receberá o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do Detran legalizando o veículo, com a observação administrativa das pendências de pagamento do IPVA dos respectivos anos de débito, como determina a nova lei. O Detran esclarece ainda que o licenciamento só pode ser feito sem pendências de multas no sistema.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. E quem se da mal e quem compra carro, comprei meu carro tem 33 dias, marquei 3x a transferencia nas 3 tentativas o detran tava em greve, paguei pedagio pra barra do pirai cheguei la em greve, e ontem fui para barra mansa tambem esta em greve.

    E NINGUEM DA SATISFAÇÃO DE NADA, E AINDA QUEREM COBRAR MULTA POR EXPERIAR OS 30 DIAS, ESSE DETRAN É UMA MERDA!!!!! E SO TEM ESSA BUROCRACIA NO RIO DE JANEIRO UNICO ESTADO CORRUPTO LOTADO DE IMPOSTO E GASOLINA CARA.

  2. Vinicius cezar e denis clemente mecanicos relaxados

    Adiantou nada vai continuar pagando vai constar como ipva pendente so nao vai precisar pagar pra vistoriar….

  3. O Detran não esta nem fazendo vistorias aqui na região desde inicio de Novembro por causa da greve dos vistoriadores e isso ele não resolve.

  4. Vamos estudar mais gente.

    Isso é bom pois acabar com as propinas dos PMs.Mas eles sempre arrumam uma forma de tirar do trabalhador isso com certeza uma parte boa da instituição.Uma minoria são ilibadas.

    • Quem paga propina é criminoso, e não trabalhador. Espero sinceramente que você não precise, mas quando o bicho pega é pro 190 que vocês ligam e esse que você chama de corrupto é quem vai expor sua própria vida pra salvar a sua. Pense nisso. ..

  5. Detran tá de greve, vai fazer vistoria aonde? hein??

  6. Quando o cara for vender o carro,e descontar os ipvas atrasados não vai sobrar meu pró cafezinho.se não consegue pagar um se deixar vai virando bola de neve.

  7. Quando o cara for vender o carro,e descontar os ipvas atrasados não vai sobrar meu pró cafezinho.

    • gostaria de saber se pagar dpvat, havara o disconto referente no ipva? mais claro se esse valor abatera do ipva obrigado.

Untitled Document