segunda-feira, 6 de dezembro de 2021 - 18:08 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Dia D de vacinação acontece no dia 27 de janeiro em todo Estado

Dia D de vacinação acontece no dia 27 de janeiro em todo Estado

Matéria publicada em 17 de janeiro de 2018, 19:57 horas

 


92 municípios estarão mobilizados na ação, que contará também com apoio do Corpo de Bombeiros

DIA D: Objetivo é de chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença - Paulo Dimas

DIA D: Objetivo é de chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença – Paulo Dimas

Rio de Janeiro

Além da intensificação na vacinação nas cidades do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove no dia 27 de janeiro (sábado), o dia D de vacinação contra febre amarela. Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença, todos os 92 municípios participarão da campanha, a partir das 9 h. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela SES e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros.
– Temos vacinas para todos os municípios e contamos com o apoio de todos nessa ação. Para ajudar na vacinação, a SES realizou uma parceria com a Secretaria de Defesa Civil para apoiar as prefeituras e oferecer a vacina também nos quartéis”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, frisando que durante o dia D, os imunizados receberão a dose integral da vacina. Só a partir do dia 19 será feito o fracionamento.
Até o momento, cerca de 46% do público-alvo da campanha está vacinado. A SES está disponibilizando boletins diários com a atualização de casos da doença. Em 2018, até o momento, foram registrados quatro casos de febre amarela silvestre em humanos, uma morte em Teresópolis e três casos em Valença, sendo dois óbitos. “Somente com a união e a parceria do Estado com municípios e a população, venceremos juntos a febre amarela. Vamos mobilizar todos os municípios e o Corpo de Bombeiros para ampliar o acesso à vacinação”, destacou Luiz Antônio.
Desde janeiro de 2017, a SES vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença).

Dose fracionada só em fevereiro

No último dia 9 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo vão adotar o fracionamento da vacina contra a febre amarela. No Rio, essa campanha será realizada em 15 municípios, entre os dias 19 de fevereiro e 9 de março. Os municípios que terão doses fracionadas são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

Recomendação de vacinação para quem vai viajar para o Rio

No ano passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que todas as pessoas que tenham viagem marcada para o Estado do RJ tomem a vacina. Portanto, quem vem para o Estado do RJ também deve se proteger contra a doença.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document