segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Dia D de vacinação contra febre amarela mobiliza cidades da região

Dia D de vacinação contra febre amarela mobiliza cidades da região

Matéria publicada em 24 de janeiro de 2018, 18:53 horas

 


Campanha de vacinação em massa acontece neste sábado

Imunização: Dia D acontece em todos os 92 municipios do Estado - Divulgação

Imunização: Dia D acontece em todos os 92 municipios do Estado – Divulgação

Sul Fluminense

Neste sábado (27), em todo o Estado acontece o Dia D da vacinação contra a febre amarela. As cidades da região já estão se mobilizando para fazer a imunização na população. A campanha organizada pela Secretaria de Estado de Saúde tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. Todos os 92 municípios do Rio vão participar.
Em Barra Mansa, todas 49 Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando das 8 às 17 h. É muito importante que as pessoas levem o cartão de vacina para que seja feito a atualização. Quem não tiver, deve levar um documento de identidade. De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, o Dia D será mais uma chance das pessoas que não puderam se vacinar durante a semana se proteger contra a febre amarela. “As pessoas que trabalham durante o dia ou não tiveram tempo de irem às unidades de saúde terão mais uma oportunidade de se vacinar nesse sábado”, afirmou.
A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 155 mil pessoas em Barra Mansa. Até terça (23), cerca de 118 mil pessoas já haviam sido vacinadas, ainda faltam aproximadamente 37 mil moradores. Para Marlene Fialho, esse fator pode influenciar na redução de tempo na fila. “Como a maioria da população já se vacinou, acreditamos que o tempo de espera na fila será bem menor, ainda mais que todos os postos estarão funcionando o dia todo”, destacou. Uma recomendação importante é de que evitem viajar para áreas de risco que tenham casos comprovados de febre amarela ou que possuem muitas matas e florestas, e que não se esqueçam de sempre usar repelentes.

Itatiaia

Em Itatiaia, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, já está trabalhando nos preparativos para atender todos os moradores que ainda não se imunizaram.
A mobilização será realizada das 8 às 17 h, em oito Unidades de Saúde da cidade, sendo elas a Policlínica Municipal, Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre II, Maromba e UBS Marechal Jardim. No ESF Campo Alegre I não haverá vacinação, os pacientes da unidade serão imunizados no ESF Campo Alegre II.
Diferente de outras cidades do país, em Itatiaia a vacina não está sendo fracionada, e sim plena, uma vez que ainda existem doses suficientes que garantem a vacinação de todos os moradores que procurarem o setor de imunização. O último levantamento realizado pelo setor de Imunização de Itatiaia apontou que até o momento 19.775 pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela, o que representa 76,05% da meta de 26 mil pessoas.
– Reforço mais uma vez importância da vacinação contra a febre amarela. Com a realização do Dia D esperamos que todas as pessoas que não puderam comparecer durante a semana para tomar a dose da vacina, porque trabalham em horário comercial, compareçam as unidades de saúde”, enfatizou o diretor de Saúde, Alexandre Paulino. O bloqueio vacinal segue acontecendo nas unidades de saúde, mediante agendamento prévio.

Porto Real

Em Porto Real, não está sendo diferente. No dia D de vacinação (27), a vacinação contra febre amarela será das 8 às 17 h, nas seguintes unidades de saúde: USF Bulhões, USF Centro, USF Jardim das Acácias, USF Freitas Soares, Policlínico Fátima, Central de Vacinas. No município, 3200 pessoas já se vacinaram desde o último dia 10. Esse número corresponde a cerca de 52% do estimado pela Secretaria de Saúde. A coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, explicou que a vacina aplicada no município é de dose única, válida por toda a vida. Porém existe um público que não deve participar da vacinação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Tenho 60 anos e sou considerado idoso.
    Poderei ser vacinado contra a febre amarela ?

Untitled Document