quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Dia de prevenção à saúde tem saldo positivo na região

Dia de prevenção à saúde tem saldo positivo na região

Matéria publicada em 20 de outubro de 2019, 16:30 horas

 


Crianças tiveram vacinação reforçada contra sarampo, caxumba e rubéola; mulheres foram acolhidas com atividades do Outubro Rosa

Unidades de Saúde receberam decoração especial no Dia D do Outubro Rosa
(Foto: Geraldo Gonçalves- Secom PMVR)

Sul Fluminense- Volta Redonda esteve com todas as 46 unidades da Atenção Básica abertas no sábado (19) para vacinar crianças contra o sarampo e atender mulheres com ações pelo Outubro Rosa. A intensificação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foi oferecida para as crianças de seis meses e menores de cinco anos. A primeira fase da vacinação vai até o dia 25 de outubro para a faixa etária mencionada acima.
E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos. A mãe da pequena Rayssa de Souza, de apenas um ano, Daniele Aparecida de Souza, levou a filha para tomar a vacina na unidade de saúde do bairro Jardim Paraíba.
– É muito importante imunizar as crianças desde cedo. Eu aproveitei o dia e trouxe a Rayssa para colocar o cartão vacinal dela em dia – contou.
A assistente administrativa Diane Damasceno de Abreu, veio com o seu filho Daniel, de 4 anos, para atualizar o cartão de vacina dele na unidade de saúde do Jardim Paraíba, e acha primordial esta campanha.
– Se nós pais não ficarmos atentos podemos colocar a vidas de nossos filhos em perigo, por isso sempre fico acompanhando as campanhas para verificar se está tudo em ordem – destacou a mãe.
Já a diarista Marcela Amaral que também levou a sua filha Débora de apenas 2 anos para tomar a vacina na unidade de saúde do bairro Jardim Paraíba, onde afirmou que também está preocupada com o sarampo.
– Fiquei atenta na campanha e não quis perder tempo em vacinar a minha filha com a vacina tríplice viral, e como moro no Aterrado, vim logo nesta unidade de saúde – disse.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, afirma que, para interromper a circulação do vírus, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.
– Para garantir a vacinação, é necessário que os pais apresentem o cartão vacinal e o cartão SUS da criança – alertou, acrescentando que a estimativa foi de vacinar 5 mil crianças no sábado em todo o município.

Outubro Rosa

As unidades de Volta Redonda ofereceram para as mulheres coleta de preventivos dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, e ainda, exame das mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 50 anos. As mulheres que foram fazer o exame, na Policlínica da Mulher, contaram com dicas de nutricionista, maquiagem e design de sobrancelhas. A recepcionista Carli Lacerda, disse que todo o atendimento é excelente.
– É lindo ver esse trabalho sendo realizado. Sei que é importante, pois recentemente perdi uma amiga vítima de câncer e promover ações para que as mulheres evitem essa doença é muito legal. Estão todos de parabéns – contou.
Quem também esteve no local e ficou satisfeita foi à psicóloga Dina Arrais, que lembrou que a prevenção faz parte de uma boa saúde para a mulher.
– Desde o atendimento na recepção até a consulta com a médica, tudo está sendo feito da melhor forma para atender as mulheres e fazer nos sentirmos à vontade – acrescentou.
O prefeito do município, Samuca Silva, destaca que a estratégia de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado, durante o dia todo, facilita o acesso da população.
– Estamos oferecendo total apoio à campanha de vacinação para que Volta Redonda cumpra a meta do Ministério da Saúde. É importante que as crianças tomem a vacina e as mulheres realizem exames preventivos. Temos unidades de saúde espalhadas por todos os bairros de Volta Redonda, abertas no sábado – disse o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que, apesar de Volta Redonda não ter registro de casos de sarampo, é importante vacinar as crianças.
– Somente ampliando a imunização vamos fazer frente à reintrodução do sarampo na nossa região – afirmou.
– Convencer as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Para isso, intensificamos a oferta de exames no mês para o público alvo da campanha – finalizou o secretário Alfredo.

Pesagem do Bolsa Família e atendimento
odontológico marcam Dia D em Barra Mansa

Conversa chamou a atenção das mulheres sobre a prevenção à doença
(Foto: Divulgação- Secom PMBM)

As UBS, PSFs, Hospital da Mulher e Policlínicas do Nove de Abril, Vila Nova e Boa Sorte ofertaram as mulheres o preventivo do câncer de colo de útero e das mamas. Outros serviços também foram realizados, como a atualização do cartão vacinal, pesagem do Programa Bolsa Família e atendimento odontológico.
O Dia D envolveu todos os funcionários da Secretaria de Saúde. O carinho e atenção com as mulheres foram evidenciados na preparação de café da manhã para recepcionar as pacientes e na ornamentação utilizada para chamar a atenção sobre a prevenção à doença.
No PSF da Vila Ursulino até o lençol colocado sobre a cama ginecológica era cor de rosa. Um mimo confeccionado pela mãe da enfermeira Isiara Ferreira Viana Paschoal. Algumas unidades contaram com a distribuição de pipocas e algodão doce para as mulheres e seus filhos, como o PSF do bairro Siderlândia. Atividades laborais integraram a programação do PSF da Vila Olrlandélia.
O Dia D, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, teve a finalidade de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e consequentemente, contribuir para a redução dos casos de câncer de mama e de colo de útero.
– O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres. É caracterizado pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que formam o tumor. Por isto é extremamente importante que as mulheres façam o autoexame, toquem o próprio seio e verifiquem se há alguma anormalidade. Porém, mais importante ainda é procurar pelos serviços preventivos de saúde. Vale lembrar que o autoexame não substitui o exame clínico – explicou Sérgio Gomes.
O diagnóstico precoce do câncer é de extrema importância e possibilita a cura do paciente. Há vários tipos de câncer de mama e por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem as características próprias de cada tumor. O câncer de mama também pode acometer homens. Estimativa do Ministério da Saúde estima que 1% da população masculina pode desenvolver a doença.
Em Barra Mansa, os procedimentos pelo Sistema Único de Saúde são realizados por meio de convênio com o Hospital Oncobarra, que funciona na Santa Casa. Atualmente, 392 mulheres da Região Sul Fluminense se encontram em tratamento. Deste total, 71 são do município.

Multivacinação

A programação do Dia D oportunizou aos pais colocar em dia o cartão de vacinas das crianças. Foram oferecidas doses de vacina contra sarampo e outras doenças. Atendimento odontológico e pesagem das crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família também foram realizadas.
O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada em 7 de outubro pelo Ministério da Saúde. A mobilização realizada neste dia 19 faz parte da primeira fase da campanha, que vai até 25 de outubro e é voltada a crianças com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Programada para 18 a 30 de novembro, a segunda etapa da campanha terá foco pessoas de 20 a 29 anos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document