sábado, 4 de dezembro de 2021 - 01:51 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Diocese apresenta memorial em homenagem aos falecidos no Dia de Finados

Diocese apresenta memorial em homenagem aos falecidos no Dia de Finados

Matéria publicada em 27 de outubro de 2021, 17:23 horas

 


O monólito será exposto na área externa da Catedral de Sant’Ana

A programação começará com a santa missa às 09h na Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí – Foto: Divulgação diocese BP/VR.

Diocese- Na Igreja Católica o dia 2 de novembro é dedicado aos fiéis defuntos, momento para rezar por suas almas e o descanso eterno. Neste ano, na Diocese de Barra da Pira-Volta Redonda, a programação começará com a santa missa às 09h na Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique. Em seguida, haverá a cerimônia de apresentação do memorial em homenagem aos falecidos. A iniciativa será composta por um monólito e três placas explicando sobre o significado do símbolo.

O gesto faz menção ao atual momento que o mundo vem sofrendo, mas também remete há cem anos antes da criação da Diocese. Dentre os anos 1918 a 1919 viveu-se a pandemia da Gripe Espanhola, que foi responsável pela morte de 50 a 100 milhões de pessoas. Suas consequências tanto sociais, quanto econômicas afetaram todo mundo e a região Sul Fluminense não foi poupada. Em meio a este cenário, o papa Pio XI criou, através da Bula Pontifícia Ad Supremum Apostolicae Sedis, a Diocese de Barra do Piraí em 4 de dezembro de 1922.

O responsável pelo setor Sant’Ana, padre Paulo Sérgio de Almeida, explicou sobre a motivação da criação do memorial. “Atualmente próximos das comemorações de seu centenário uma nova pandemia assolou o mundo, a pandemia da COVID-19 tem imposto dificuldades e restrições, como que desafiando a Igreja de Barra do Piraí- Volta Redonda a relembrar o caráter profético que marcou seu nascimento e vários momentos de sua história. Novamente se fez necessário que a Igreja fosse presença consoladora nestas terras, assim como em seu nascimento”, declarou.

A participação presencial dos fiéis será mediante agendamento pelo telefone (24) 2442-3457.  Terá transmissão nas redes sociais da Diocese e na rádio Sintonia do Vale 98,9FM.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. EDMUR FERREIRA DA SILVA

    Tá faltando gente precisando de cestas básicas?
    Duvido que não vai ter um discurso político nessa história

Untitled Document