domingo, 20 de junho de 2021 - 22:47 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Diocese comemora Dia da Padroeira Sant’Ana, em Barra do Piraí

Diocese comemora Dia da Padroeira Sant’Ana, em Barra do Piraí

Matéria publicada em 20 de julho de 2017, 21:15 horas

 


Igreja: Catedral de Sant'Ana em Barra do Piraí passará por obras (Foto: Divulgação/Ascom Diocese BP/VR)

Igreja: Catedral de Sant’Ana em Barra do Piraí passará por obras (Foto: Divulgação/Ascom Diocese BP/VR)

Barra do Piraí – A cada ano, no dia 26 de julho, a Igreja Católica celebra a memória de Sant´Ana e São Joaquim, pais de Maria, a mãe de Jesus. Por isso, esse dia também virou referência ao Dia dos Avós. Na diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda essa memória é festejada com tons de solenidade, uma vez que a Senhora Sant´Ana, como o povo a chama, é padroeira da diocese e da Catedral, localizada em Barra do Piraí.
Até a próxima quarta-feira, dia 26, uma série de atividades estão sendo realizadas na Catedral e no bispado, ao lado da Igreja. Nesta sexta-feira (21), às 19h, será realizada uma missa Afro. No sábado (22), também às 19h, haverá Vigília da Juventude. E domingo (23) será realizada a missa com benção dos casais, às 18h30. Na ocasião será lançado o CD de hinos religiosos dedicado à Sant’Ana com gravações feitas pelo Coral da Catedral. Neste dia também terá início a programação cultural, com apresentações musicais, exposições, barracas e bazar beneficente.

Já na segunda-feira, dia 24, será realizado um culto ecumênico pela paz, às 19h. No dia 25 haverá vigília, às 19h. Para finalizar, no dia 26, dia da padroeira, haverá missas às 8h, 10h, 12h e 16h. A missa das 10h será Solene, presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Biasin e concelebrada por todo o clero da diocese. Logo após será servido o tradicional almoço de Sant’Ana no Royal Sport Club a R$12.

Mais sobre o CD do Coral da Catedral de Sant’Ana

O trabalho conta com cinco canções, majoritariamente composições locais, destacando-se o Hino de Sant’Ana e a Ladainha. As músicas são da compositora Yolanda Portugal, já falecida, que atuou por muitos anos como organista e regente do coro da Catedral. Além das composições de Yolanda, outros hinos tradicionais nas festas da padroeira foram adaptados para a produção do disco.

– A coletânea deste CD apresenta músicas corais que ao longo de um século e meio acompanharam a caminhada do povo de Barra do Piraí, expressando a sua devoção à Senhora Sant’Ana e a sua fé em Cristo Jesus, filho de Maria da qual ela é mãe, de acordo com uma fundamentada tradição cristã – disse dom Francisco Biasin.

Todas as gravações foram feitas pelo coral. O seminarista responsável pelo projeto e coordenador do coral, Daniel Cézar de Faria, destacou a importância desse lançamento.

– O intuito é promover a devoção à Senhora Sant’Ana, ainda um pouco tímida em nossa Igreja Diocesana. Desse modo, quisemos fazê-lo divulgando, isto é, tornando mais conhecida a tradição musical que acompanha essa devoção aqui em nossas terras. É uma tradição ainda humilde e pequena, mas que deve ser preservada – explicou Daniel.

O CD será vendido a R$ 10. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as obras da Catedral.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document