sábado, 16 de outubro de 2021 - 02:35 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Diocese orienta fiéis sobre a Semana Santa e Páscoa

Diocese orienta fiéis sobre a Semana Santa e Páscoa

Matéria publicada em 3 de abril de 2020, 14:39 horas

 


Devido à pandemia do novo coronavírus, católicos celebrarão as datas em casa

Volta Redonda– A Semana Santa que terá início neste domingo, dia 05, é considerada a semana mais importante dentro do calendário litúrgico, segundo a diocese Barra do Piraí-Volta Redonda. As paróquias e setores da diocese vão promover uma celebração diferente do convencional. Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que afeta o Brasil e o mundo, a recomendação dos órgãos de saúde é de uma celebração sem a presença de fiéis nas igrejas, evitando aglomerações e riscos de contágio.
Diante dessa realidade, os padres realização suas atividades nas igrejas e capelas, com o mínimo necessário das equipes de liturgia, e os fiéis acompanharão de suas casas, através dos veículos de comunicação da diocese e das TVs católicas.
O Domingo de Ramos, por exemplo, data em que são benzidos os ramos e marca o início dessa semana, a demonstração será feita dos lares. Por isso, a orientação pastoral é a de que os fiéis enfeitem suas casas com os ramos e acompanhem as celebrações nas redes sociais.
No caso da Santa Missa, às 9h, o próprio bispo diocesano, dom Luiz Henrique, presidirá a cerimônia, que será transmitida pelos meios de comunicação da diocese, assim como todas as celebrações da semana. De acordo com o bispo diocesano, na Quinta-Feira Santa, dia em que se celebra a Ceia do Senhor, o Rito do Lava-Pés não será realizado porque depende da participação de outras pessoas, mas as Sagradas Espécies serão conservadas no sacrário, como de costume. A celebração será transmitida às 19h. Já a Missa Crismal, que seria realizada neste dia, foi adiada para data posterior ainda a ser definida.
Na Sexta-Feira Santa, dia da celebração da Paixão de Cristo, o bispo ressaltou que a apresentação e adoração da Santa Cruz serão feitos de forma simples à frente do altar.
– Os fiéis são convidados a viver esse momento de reflexão de suas casas, acompanhando a programação transmitida para que possam fazer seu momento de oração pessoal. A transmissão começa às 15h. Já no Sábado Santo alguns ritos também serão alterados, sem o acendimento do fogo e a realização de procissão. A transmissão será às 19h – lembrou.
Em relação ao Domingo de Páscoa, dia da festa da ressurreição, que será celebrado dia 12. Dom Luiz Henrique presidirá a Santa Missa que será transmitida às 9h.
– Acima de tudo, continuemos a demonstrar nossa proximidade com o povo de Deus neste momento de grande tribulação, por meio das missas diárias, acolhendo as intenções de nossos fiéis e empenhando-nos para que todos os lares Cristãos, Igrejas Domésticas, pelas redes sociais, possam experimentar o consolo da fé – reforçou dom Luiz Henrique.
De acordo com o padre Vanderley Alves de Oliveira, pároco da Igreja de Santa Cecília, a paróquia está em plena sintonia com as autoridades sanitárias e a Igreja.
– Mantemos contato diário com os fiéis, através das redes sociais, com missas e orações. As celebrações da Semana Santa e da Páscoa serão realizadas todas da mesma maneira segundo orientações da igreja diocesana – esclareceu.

CNBB reforça recomendação do distanciamento social

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) considerando as orientações emanadas pelas autoridades competentes do Ministério da Saúde, que indicam o distanciamento social, emitiu, na quinta-feira, 26 de março, a todos os arcebispos e bispos católicos do país a orientação sobre qual postura tomar quanto aos decretos do Poder Executivo Federal, incluindo o recente Decreto 10.292 (art. 3º, inciso 39), que afirma que, dentro dos serviços públicos e atividades essenciais, encontram-se as “atividades religiosas de qualquer natureza”. Segundo a orientação da CNBB, as igrejas podem permanecer abertas, porém, do modo como tem sido feito até agora, apenas para orações individuais, transmissões online, etc.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Tem algum canal youtube ?

    • Tem sim:
      YouTube: Capelania Pessoal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
      Youtube: WebTv Sao Paulo Apostolo – Volta Redonda
      YouTube: Vatican News -Portugues
      Rádio Sintonia do Vale: Missa, diariamente as 12h , transmissão da Cúria Diocesana

      Caso tenha interesse, também tem o YouTube: Padre Paulo Ricardo (Homilia diária, Cursos, etc)

Untitled Document