Paraty – O entupimento de uma das galerias de escoamento de água provocou o rompimento do dique na obra de dragagem do Canal do Pescador, no bairro Ilha das Cobras, no fim da tarde de quarta-feira (10). Segundo a Prefeitura de Paraty, a razão da obstrução é o lixo jogado indevidamente no local.
O incidente causou alagamento de ruas e casas próximas à Praça da Paz. Segundo a prefeitura, oito casas foram atingidas pela enxurrada. Apesar disso, não houve interdição dos imóveis e nenhuma família chegou a sair do local. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Obras e da Assistência Social prestaram assistência aos moradores.
A Secretaria de Assistência Social está fazendo o levantamento de perdas materiais, já que em pelo menos três casas a água chegou a invadir e atingir móveis, eletrodomésticos e alimentos. A empresa responsável pela obra irá ressarci-las dos prejuízos, de acordo com a prefeitura.
A prefeitura frisou ainda que a obra de dragagem do cais de pesca tem todas as licenças ambientais necessárias e é de fundamental importância para os pescadores de Paraty.