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Angra realiza seminário para avaliação de aprendizagem

Matéria publicada em 27 de julho de 2022, 10:06 horas

 


Angra dos Reis – A Secretaria Municipal e Educação, Juventude e Inovação, realiza nessa terça e quarta-feira, dias 26 e 27, no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Jacuecanga, o Avaliar: seminário para implantação do Sistema de Avaliação da Rede Pública Municipal de Ensino. O primeiro dia do evento reuniu cerca de 120 gestores e pedagogos do Ensino Fundamental. Para hoje, quarta-feira, a iniciativa contará com a presença de 150 auxiliares de direção e professores da Língua Portuguesa e Matemática.

Este é o quinto encontro e terceiro seminário com o objetivo de preparar os profissionais da rede pública de educação municipal para uma avaliação diagnóstica da aprendizagem de competências de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A avaliação servirá como importante instrumento no planejamento de políticas públicas e ações pedagógicas dando mais um importante passo rumo à qualidade do ensino.

Para o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, educação não se faz da noite para o dia e sim num processo que será traduzido no sucesso de nossos estudantes.

– Agora, mais do que nunca, é hora de conversarmos sobre avaliação. Não podemos ficar estagnados na forma de fazer educação. Temos mudanças de paradigmas no mundo que têm que ser levadas em consideração, porque atualmente o mundo entra em sala de aula. A gente precisa de um novo olhar para caminhar em sintonia, dialogando numa via da secretaria para a escola e da escola para a secretaria. Com um sistema para avaliar, diagnosticar e aprimorar o ensino, poderemos compreender o que poderá ser retomado, implantado e priorizado no planejamento pedagógico. Um olhar amplo da rede pode nortear as ações a serem implantadas pela Prefeitura de Angra – ressaltou Paulo.

Para a capacitação dos profissionais na implantação do sistema de avaliação de Angra, a Secretaria de Educação conta com a parceira do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), uma fundação que tem compromisso irrestrito com a qualidade da educação pública brasileira em parceria com as redes públicas de ensino do país.

Nestes dois dias de seminário, Josiane Toledo, doutora em Educação, representou o CAEd, trabalhando com os ouvintes diversos conceitos e práticas para um Sistema Integrado de Avaliação das Redes de Ensino como forma de melhorar o desempenho dos alunos.

– Nós precisamos saber como estão os alunos em sala de aula na atualidade, e para isso a ferramenta ideal é um sistema de avaliação. Temos que nos dedicar principalmente a estes instrumentos e sistemas de avaliação e gestão da educação básica – enfatizou Josiane, que atua, principalmente, no tema Avaliação, Políticas Públicas e Escala de Proficiência em Leitura e Escrita.


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