sábado, 8 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Educação é tema de encontro na cúria diocesana

Educação é tema de encontro na cúria diocesana

Matéria publicada em 27 de novembro de 2016, 18:20 horas

 


Volta Redonda – A Pastoral da Educação da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda realizou neste sábado (26) um debate fundamental para os desafios da realidade atual do país. Com o tema “Escola sem Partido e Reforma do Ensino Médio… Para onde caminha a Educação?”, a atividade contou com uma plateia participativa de integrantes das comunidades eclesiais, bem como de pessoas da sociedade.

Em uma iniciativa que demonstrou a rearticulação deste setorial de educação da igreja católica na região, o evento promoveu uma mesa de debates com representantes de diversos segmentos, o que possibilitou uma análise ampla e aprofundada dos temas abordados. Compuseram a mesa como debatedores Dom Francisco Biasin/Bispo da Diocese; Padre José Vidal Amorim/professor da rede estadual de educação e assessor responsável pela pastoral na diocese; José Arimathéa Oliveira/Prefeito do município de Pinheiral; Hugo Leonardo Pereira Borba/professor das redes pública e privada de ensino; e Thaís Rodrigues Martins/pedagoga e integrante do Fórum Permanente em Defesa da Educação Pública.

A programação se iniciou com momentos de oração e meditação, seguidos pela apresentação dos debatedores e por falas do público presente. Foram apresentados também documentos como a Nota da CNBB contra a Medida Provisória do Ensino Médio e o Manifesto em Defesa da Educação Pública (do Fórum Permanente em Defesa da Educação Pública). Dom Francisco encerrou o encontro destacando a importância da pastoral.

– Para nós é motivador o retorno das atividades da Pastoral da Educação uma vez que temos acompanhado lamentavelmente o desmantelamento do Estado e consequentemente a desvalorização dos profissionais, sucateamento das estruturas e prejuízos aos alunos. É preciso refletir e cobrar providências das autoridades – destacou dom Biasin.

O evento proporcionou uma reflexão crítica sobre a momento, destacando o risco dos pacotes de ajuste fiscal dos governos para a sobrevivência das cidades e de seus trabalhadores, como a PEC 55 e as medidas emergenciais do Estado do Rio de Janeiro. Assim como, sobre as ameaças da Reforma do Ensino Médio e do Programa Escola Sem Partido, reafirmando a defesa da educação pública crítica e de qualidade e a necessidade do engajamento de cada cidadã e cidadão com a transformação social e o fomento da Cultura da Paz, neste preocupante cenário sócio-político-econômico atual.

Interessados em saber mais sobre a Pastoral da Educação podem entrar em contato com o secretariado de pastoral pelo telefone (24)3340-2801.

Educação: Evento abordou o compromisso ético com a transformação social (Foto: Divulgação)

Educação: Evento abordou o compromisso ético com a transformação social (Foto: Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Qualquer discussão onde os comunistas (PT, PSOL, e outros vermelhos) têm a palavra é prejuízo para os nossos filhos e para o país. Eles não perdem uma oportunidade para fazer a cabeça do povo.

  2. Avatar

    A Diocese Barra do Piraí – Volta Redonda, por meio da Pastoral da Educação, está de parabéns pela realização do evento. Que sejam programados outros mais com temáticas presentes na realidade da educação pública e privada da região.

  3. Avatar

    Parabéns aos debatedores.

    Sr. Teteia, qual é a tua opinião sobre “Escola sem Partido e Reforma do Ensino Médio… Para onde caminha a Educação?

  4. Avatar

    Antro comunista.

Untitled Document